A Polícia Militar vai abrir uma apuração interna para saber como duas armas da corporação foram para nas mãos de criminosos do bairro Santa Martha, em Vitória. Outras duas pistolas com a numeração raspada foram apreendidas durante uma ação da PM no morro, na noite de domingo (11).
“As armas foram levadas para a polícia judiciária, que estará à frente do inquérito agora. Com a numeração das armas, vai ser possível localizar os processos de origem, tanto se for inquérito ou se for processo criminal que já estiver em curso. E aí, a partir dessa informação, tem como saber de onde vieram essas armas, quando e como elas foram extraviadas e, provavelmente, fica mais fácil localizar os responsáveis por esse extravio”, destacou a tenente Estefane, da PM.
Segundo a Polícia Militar, uma ligação recebida pelo Ciodes informou que havia pessoas traficando drogas em um beco de Santa Martha. O 1º Batalhão montou uma operação, com o apoio da Força Tática, e, quando os policiais chegaram ao bairro, houve tiroteio e os suspeitos tentaram fugir.
“A polícia encontrou vários indivíduos armados e, quando visualizaram a polícia, eles tentaram fugir. Boa parte deles conseguiu sair, mas, por ser uma região estreita, um beco, alguns não conseguiram se deslocar. Então alguns foram detidos ali mesmo no beco, armados. E os demais fugiram, invadiram residências e um terreno baldio”, contou a tenente.
Durante a operação, 15 pessoas foram detidas, entre elas dois adolescentes, de 16 e 17 anos. Também foi apreendida uma quantidade de maconha, crack e cocaína.
Uma das pistolas da Polícia Militar estava com o adolescente de 16 anos. Segundo a polícia, contra ele havia um mandado de busca e apreensão em aberto por homicídio. A outra pistola da PM estava com um rapaz de 21 anos. Também estavam armados o adolescente de 17 anos e um rapaz de 19.
Ainda de acordo com a PM, entre os 13 adultos detidos, dois tinham mandados de prisão em aberto por roubo e tráfico de drogas.
A Polícia Civil informou que, dos adultos detidos, três foram autuados por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. Ainda segundo a PCES, dois adolescentes responderão por ato infracional do mesmo crime. Já os outros oito conduzidos foram ouvidos e liberados.
Os adultos serão encaminhados ao Centro de Triagem de Viana. Já os adolescentes ficarão à disposição da Justiça.