Polícia

Drenagem ilegal de nascente é descoberta pela Polícia Ambiental em Guaçuí

Um dreno medindo 60 metros de comprimento, em área de preservação permanente, puxava água de uma nascente formando uma área alagada, de onde a água era escoada e acumulada

O fato aconteceu na localidade de São Filipe, zona rural de Guaçuí. Foto: Divulgação/PMA

Na tarde dessa quinta-feira (5), a Polícia Militar Ambiental descobriu a construção de um canal não autorizado por órgãos ambientais para drenar a água de uma nascente em uma propriedade rural, em Guaçuí. O responsável pela obra deverá comparecer a Justiça por crime contra o meio ambiente.

O fato aconteceu na localidade de São Filipe, zona rural de Guaçuí. Em atendimento a denúncias sobre a realização de um aterro em área brejosa, os militares estiveram no local e constataram a construção de um dreno com uso de escavadeira, medindo 60 metros de comprimento, em área de preservação permanente. Uma nascente localizada no terreno formou uma área alagada, de onde a água era escoada e acumulada.

O proprietário e responsável pela obra, um homem de 45 anos, não apresentou documentação com o licenciamento da atividade. Por se tratar de crime, realizar obra poluidora sem autorização do órgão ambiental, a atividade foi interditada e o infrator deverá comparecer a justiça. A pena prevista é a de detenção de um a seis meses e multa.