Na tarde desta quinta-feira (8), a Polícia Militar Ambiental interditou um aterro de quase 3.470 metros quadrados em área de preservação permanente.
De acordo com os policiais, a empresa responsável não tinha autorização para realizar uma obra desse porte. O aterro fica no centro do município de Divino de São Lourenço, na região do Caparaó.
A Polícia Ambiental foi até o local após receber denúncia e flagrou uma escavadeira atuando no terreno. O operador da máquina informou que a área pertence ao proprietário de um posto de combustíveis da região.
Em contato com o gerente do posto foi apresentada uma Dispensa de Licenciamento Ambiental emitida pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), entretanto, os militares constataram que o aterro ocupou uma área de 3.469,88 m², com 24 metros de altura, sendo que o máximo permitido para este licenciamento é a movimentação de até 200 m³ de terra.
Como as dimensões da obra ultrapassam a quantidade permitida pelo órgão ambiental, a atividade foi paralisada e a escavadeira apreendida.
Os militares confeccionaram um boletim de ocorrência contra o posto de combustível por realizar obra potencialmente poluidora em desacordo com a licença obtida. A pena prevista é de detenção de um a seis meses e multa.