Militares da Polícia Ambiental paralisaram a construção de duas piscinas dentro de uma nascente na localidade Cupido, zona rural de Aracruz. Os militares também paralisaram a construção de uma barragem em área de preservação permanente (APP). A obra danificou uma área de 900 metros quadrados e diminuiu a quantidade de água disponível para os moradores do entorno.
O proprietário do local estava ausente no momento da operação realizada pela PM, mas um funcionário acompanhou os policiais e se mostrou surpreso com a fiscalização, alegando que a construção das piscinas foi realizada em um período em que o local estava totalmente seco.
De acordo com informações dos militares, apesar de não fluir água da nascente durante a estiagem, o local ainda é considerado APP. Desta forma, é proibido qualquer tipo de alteração das características naturais da área.
Após a fiscalização, foi confeccionado um boletim de ocorrência que será encaminhado para a Polícia Civil. Além das piscinas, foram encontradas no local duas bombas para captação de água próximas a barragem.
A construção de piscinas ou qualquer outro tipo de obra perto de nascentes e rios sem autorização ambiental e de órgãos competentes torna-se indevida. Em períodos de estiagem essas construções irregulares contribuem para agravar a falta de água para a população, por isso a preservação dessas áreas é fundamental.