Uma organização criminosa, especializada em roubo e receptação de veículos para desmanche, é alvo de uma operação da Polícia Civil de Cachoeiro de Itapemirim desde o Natal. O delegado Augusto Giorno, da Delegacia Patrimonial (Depatri) assumiu as investigações, após a prisão de três acusados, efetuada pela Polícia Militar.
A prisão, segundo o delegado, foi no dia 24 de dezembro, no bairro Coramara, em Cachoeiro de Itapemirim, depois de a Polícia Militar receber uma denúncia anônima de que os suspeitos tentavam efetuar a venda de um veículo da marca Celta. Eles foram, então, conduzidos ao delegado de plantão, Sandro Zanol, que, posteriormente, entregou o caso à Depatri.
Segundo investigação, Cleydison Junior Wervesk Rodrigues, de 26 anos, conhecido como ‘Índio’, Kleber Rosa de Jesus, de 34 anos, e Leonardo Luis Pereira Rosa de Jesus, de 24 anos, agiam sempre juntos. Eles têm endereço de Cariacica, mas ficavam em Castelo, no Sul do Estado. Kleber e Leonardo são tio e sobrinho, respectivamente. Todos têm passagem na polícia e são considerados de alta periculosidade pelos casos de agressão e violência praticados durante os assaltos, sempre armados e encapuzados.
O delegado Augusto Giorno explicou que a organização também cometia roubos a comércios, e que há três semanas foram autores de um assalto à empresa Granitos Colodetti, que fica em Conduru, no interior de Cachoeiro, roubando dinheiro e cheques. Há suspeita de que outros assaltos em marmorarias da região tenham sido efetuados pela quadrilha.
Segundo Giorno, a polícia investiga a participação nos crimes de lojas de ferros-velhos de Cachoeiro e região, além de oficinas mecânicas utilizadas para desmanche. “Eles agiam de maneira muito organizada, bem armados e demonstrando grande profissionalismo no crime. Temos, até este momento, três crimes elucidados, mas investigamos muitos outros, além da participação dos receptadores dos veículos e das peças, tanto em Cachoeiro, como em Castelo. A maioria dos veículos roubados são da marca Toyota e os roubos aconteciam na Grande Vitória e aqui no Sul do Estado”, revelou o delegado.
Os dois veículos identificados formalmente até o momento são um da marca Hilux, roubado no último dia 15 de dezembro, na Rua Bom Pastor, em Cariacica; e um Corola, roubado no dia 10 de dezembro, na localidade de Córrego Alto, em Vargem Alta, na região serrana do Estado. Roubos a outros veículos estão sendo investigados.
No dia da prisão, os acusados estavam em um veículo da marca Honda Fit, com placa da cidade de Jequié, na Bahia, e um da marca Celta que estão sob investigação.