Polícia

Polícia divulga foto de miliciano acusado da morte de vereador no ES e pede denúncias

Contra Gilbert Wagner Antunes Lopes, o “Waguinho Batman”, há mandado de prisão pelo assassinato

Foto: divulgação SESP

A Polícia Civil divulgou na manhã desta terça-feira (11) a foto do miliciano apontado como o mandante do assassinato do vereador Marcos Augusto Costalonga (PL), de Presidente Kennedy, Sul do Espírito Santo.

O homem foi identificado como Gilbert Wagner Antunes Lopes, mais conhecido como “Waguinho Batman”. A Justiça expediu contra ele mandado de prisão por assassinato.

O vereador foi assassinado no dia 27 de maio de 2021. Ele era vice-presidente da Câmara Municipal de Presidente Kennedy e foi morto no bairro Leonel, no município.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Informações sobre o paradeiro de Gilbert Wagner podem ser repassadas por meio do telefone Disque-Denúncia 181. Também pelo site disquedenuncia181.es.gov.br. O anonimato é garantido e todas as informações serão investigadas. 

Crime está relacionado com dívida 

Segundo a Polícia Civil, em coletiva realizada na segunda-feira (10), a motivação do crime está relacionada a uma dívida que o mandante do crime tinha com o vereador.

“Quando ainda não era vereador, Marcos vendeu um caminhão de mourões para o mandante do crime, mas esse homem não pagou pelo produto. O mandante tinha uma empresa que era responsável na época por uma obra na cidade. O vereador começou a fazer cobranças”, descreveu.

Foto: Reprodução TV Vitória

Marcos Augusto Costalonga foi assassinado 

O delegado também disse que, quando assumiu o cargo de vereador, Costalonga declarou que iria na prefeitura solicitar o bloqueio de pagamento de Gilbert, caso ele não pagasse pelo valor dos mourões – cercas usadas em construções.

“Os dois discutiram, o mandante efetuou o pagamento e depois ordenou a execução do vereador”, explicou Thiago Viana.

LEIA TAMBÉM: Casal é encontrado morto a tiros em apartamento no Sul do ES

Como foi o crime? 

Na noite de 27 de maio de 2021, Marcos, a esposa e um amigo voltavam de uma partida de futebol. No caminho, um veículo modelo Hyundai HB20 teria parado ao lado do carro e os ocupantes atiraram várias vezes no veículo que a vítima dirigia.

Um dos tiros atingiu o vereador, que morreu na hora. Ele perdeu o controle do veículo e caiu em um barranco à beira da estrada. Os suspeitos fugiram do local sem levar nada. A mulher e seu amigo ficaram feridos e foram socorridos.

O carro utilizado pelos criminosos foi encontrado queimado quatro dias após o crime na localidade de Monte Belo, também no município de Presidente Kennedy.

LEIA TAMBÉM: Polícia Federal investiga funcionários dos Correios por furto de mercadorias no ES

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória