A polícia divulgou nesta quarta-feira (14) a imagem de um dos suspeitos de terem tentado assaltar um carro-forte em Sooretama, no norte do Estado, em agosto deste ano. A foto foi captada no dia 8 daquele mês, dois dias antes do crime, por uma câmera de segurança da praça de pedágio da BR 101, na altura de Guarapari, no momento em que o motorista passava pelo local, no sentido Linhares.
A imagem revela apenas algumas características do criminoso. Por meio dela, é possível notar que o suspeito possui barba e uma tatuagem no braço direito. Ele dirigia um Land Rover preto, que teria sido utilizado pelos bandidos na tentativa de assalto.
O veículo foi encontrado abandonado, no dia seguinte, no meio de uma plantação de eucalipto, em uma área entre a Reserva de Sooretama e Jaguaré. No carro havia uma placa de metal, instalada no vidro traseiro, onde foram feitos dois buracos para que os bandidos pudessem efetuar os disparos contra o carro-forte. Uma caminhonete também foi apreendida pela polícia e teria sido utilizada para estudar o trajeto da fuga, dois meses antes.
A polícia acredita que a quadrilha seja formada por pelo menos cinco integrantes, que seriam dos estados de São Paulo e Bahia, além do Espírito Santo. Eles teriam vindo ao Estado por pelos menos três vezes para analisar a rota que seria utilizada para escapar com o dinheiro.
A suspeita é de que os criminosos atuem em toda a Região Sudeste do país. Até o momento, nenhum deles foi detido. A Polícia Civil capixaba já entrou em contato com autoridades de São Paulo para trocar exames de impressões digitais e balística e, assim, verificar se há ligação dos suspeitos com outros crimes pelo país.
O crime
A tentativa de assalto aconteceu na noite do dia 10 de agosto, na BR 101 Norte, na altura da Reserva Biológica de Sooretama. Um carro-forte que havia sido utilizado para transportar valores para o norte do Estado foi fechado por criminosos, em uma falsa blitz. Ele estava retornando para a base no momento da abordagem.
O veículo foi metralhado e até dinamite foi utilizado para tentar destruí-lo, mas uma das bombas não foi detonada e o assalto não foi concretizado. Os quatro funcionários que estavam no carro-forte conseguiram se esconder na reserva de Sooretama e ninguém ficou ferido.