Polícia

Polícia divulga imagens de suspeito de aplicar golpes em lojas de shoppings

Segundo as investigações, após se identificar como prestador de serviço, o criminoso se passa por um prestador de serviços, que cobra impostos do estabelecimento

Imagens do suspeito foram divulgadas pela Polícia Civil nesta segunda-feira Foto: Reprodução

A polícia está atrás de um homem suspeito de aplicar golpes em lojas de shoppings da Grande Vitória. Segundo as investigações, ele se passa por um prestador de serviços que cobra impostos do estabelecimento. Sem saber do que se trata, muitos funcionários do caixa acabam caindo na lábia do criminoso e entregam dinheiro a ele.

De acordo com a titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (Defa), delegada Rhaiana Bremenkamp, responsável pelas investigações, o foco do estelionatário são as lojas que só tem um funcionário. Após se identificar como prestador de serviço, ele diz que, a pedido do proprietário da loja, foi receber uma certa quantia pelo trabalho que teria feito. 

Em seguida, o suspeito ainda faz uma ligação, em que a pessoa que atende afirma para o funcionário que pode realizar o pagamento. Quando recebe, o homem sai correndo do estabelecimento.

“Pelo que a gente tem notado, ele procura uma loja menor, de shopping, e que tenha apenas uma funcionária no caixa, porque assim ele consegue distrair a vítima, levá-la na lábia mesmo, e impede que ela troque informações com outro funcionário e a pessoa dê um conselho melhor a ela. Ele é bem vestido, é o típico estelionatário. Fala bem, gesticula e acaba levando ela na conversa mesmo”, ressaltou a delegada.

De acordo com a Polícia Civil, na última sexta-feira (31) o estelionatário levou quase R$ 2 mil de uma loja em um shopping de Vila Velha. No dia seguinte, ele fez outra vítima. Nos dois casos o homem se apresentou como um prestador de serviços da área de informática e disse que a loja estava devendo impostos. 

Até agora, duas vítimas procuraram a polícia, mas, durante os depoimentos, nenhuma delas tinha qualquer outra informação sobre o suspeito. Para conseguir identificar e prender o estelionatário, a polícia divulgou, nesta segunda-feira (03), imagens do suspeito de cometer os crimes.

A delegada pede a colaboração da população que souber do paradeiro do homem, que denuncie através do Disque-Denúncia 181, e as vítimas que o identificarem informem na delegacia. Segundo Rhaiana Bremenkamp, o veículo utilizado pelo suspeito é um Golf de cor prata, placas IMH 6644.

“Ele utiliza um veículo Golf prata do ano de 2015. Qualquer informação, qualquer primeiro nome, qualquer local por onde ele anda e reside já nos ajuda”, destacou.

A titular da Defa também aproveita para orientar lojistas e funcionários para evitar novas vítimas. “A primeira coisa, para não cair em nenhum golpe, é buscar informação. Ligue para a proprietária se qualquer pessoa estiver falando em nome de alguém e nunca pegue o telefone, porque você vai ser enganado. Liga do seu, liga do telefone da loja e tenta conversar com a pessoa que pode te dar essa orientação”, frisou a delegada.