Polícia

Polícia fecha fábrica clandestina e apreende seis toneladas de cosméticos em Cariacica

Material era produzido em um galpão no bairro Boa Sorte. Segundo a polícia, produtos eram distribuídos para supermercados, farmácias e salões de beleza

Polícia fecha fábrica clandestina e apreende seis toneladas de cosméticos em Cariacica
Cerca de seis toneladas de cosméticos foram apreendidas em galpão clandestino em Cariacica

Cerca de seis toneladas de cosméticos fabricados de forma clandestina foram apreendidas na quarta-feira (04) em um galpão localizado no bairro Boa Sorte, em Cariacica. De acordo com a Delegacia do Consumidor, responsável pela operação, os produtos eram distribuídos para supermercados, farmácias e salões de beleza da Grande Vitória.

A Polícia Civil chegou ao local após receber uma denúncia anônima. Segundo as investigações, a fábrica clandestina produzia, embalava e distribuía produtos para cabelo. 

“Chegando ao local, nos deparamos com uma grande quantidade de produtos, tais como xampu, condicionador, máscara para cabelo, além de todo o material que era usado na produção, como glicerina, álcool, tonéis para serem embalados e frascos, demonstrando toda a produtividade numa fábrica em situação totalmente precária”, destacou o titular da Delegacia do Consumidor, delegado Gabriel Monteiro.

O dono da empresa não estava no galpão quando a polícia chegou. Duas funcionárias foram levadas para a delegacia, onde contaram ao delegado que o patrão delas já teve outras empresas do mesmo tipo, mas não disseram há quanto tempo a fábrica funcionava naquele galpão.

As funcionárias ouvidas foram liberadas. Já o dono da empresa foi intimado para comparecer à Delegacia do Consumidor até a próxima quarta-feira (11). O material apreendido será destruído.

“Ela não possui nenhuma autorização pelos órgãos sanitários, infringindo regras da vigilância sanitária e da Anvisa”, frisou Monteiro.

Produção

A matéria-prima para fabricação dos cosméticos estava armazenada em tonéis. A mistura, segundo a polícia, era feita de forma improvisada em panelas. Uma amostra do material vai passar por perícia.

Nos rótulos apreendidos há nomes e CNPJ’s de duas empresas diferentes, uma delas com endereço no Rio de Janeiro. A polícia também apreendeu notas fiscais. A investigação ainda vai apontar se houve sonegação de impostos.

A equipe da TV Vitória/Record TV tentou, mas não conseguiu falar com representantes ou responsáveis pelo estabelecimento que foi alvo da operação.