A Polícia Federal (PF) apreendeu um montante em espécie de mais de R$ 5 milhões na casa de um hacker em Cachoeiro de Itapemirim. O homem de 32 anos foi preso dentro da Operação Creeper, deflagrada nesta quarta-feira (03) e que cumpriu oito mandados de busca e apreensão em Cachoeiro, Guarapari e São Paulo com objetivo de combater crimes de fraudes bancárias, invasão de dispositivo de informática e lavagem de dinheiro.
Segundo a PF, a quantidade de dinheiro era tamanha que a contagem de cédulas iria durar até o início da noite. O suspeito era investigado há quase um ano por fazer parte de uma organização criminosa que fraudava contas bancárias e realizava lavagem de dinheiro no exterior. No esquema, o hacker obtinha dados das vítimas por meio de mensagens enviadas por rede social. Elas incluíam um link onde o internauta, ao clicar, dava acesso remoto ao celular para o criminoso. A partir dessa porta aberta, a quadrilha selecionava as vítimas em potencial, obtinha senha de suas contas bancárias e transferia parte do dinheiro para contas clonadas.
Com o hacker, foi encontrado ainda um quilo de ouro. Só durante o período das investigações, a PF identificou que ele teria recebido mais de R$ 645 mil. O detido que teve a atuação descoberta é considerado um dos mais atuantes no Brasil. Ele foi preso em flagrante por outro crime de importação ilegal de anabolizante.
A investigação continua e a PF já identificou ao menos três pessoas envolvidas, inclusive um advogado de São Paulo.