A Polícia Federal pode investigar o caso do homem que teve o atendimento negado, após perícia marcada no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), em Cachoeiro de Itapemirim, na última segunda-feira (27).
José Cláudio dos Santos tem problemas de saúde e a família solicitou a aposentadoria do paciente junto ao INSS. Para dar andamento ao processo, o paciente tinha uma perícia marcada na última segunda-feira (27), às 9 horas, na unidade de Cachoeiro de Itapemirim, mas o atendimento foi negado pela médica que faria a perícia devido ao paciente ser obeso e não conseguir ir até o consultório.
Um boletim de ocorrência foi registrado no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) do município. Segundo a Polícia Civil, a ocorrência foi encaminhada para averiguação na delegacia de infrações penais e outras do município.
De acordo com o delegado Faustino Antônio Simões, por se tratar de um fato envolvendo órgão federal, a ocorrência poderá ser encaminhada para investigação da Polícia Federal. Ainda de acordo com a polícia houve crime de prevaricação, praticado por funcionário público.
Em nota, o INSS informou que a médica que iria realizar a perícia recusou atender o paciente na ambulância, alegando condições inadequadas. Informou ainda que o chefe da perícia médica do INSS, Julius Ramalho, solicitou que outra médica realizasse o atendimento. O órgão lamentou o ocorrido e informa que em casos de paciente acamado, a família pode pedir a perícia domiciliar ou hospitalar, evitando o transtorno do deslocamento até a agência. O caso será analisado.