A Polícia Civil continua investigando o caso de contaminação do Rio Santa Joana, em Itaguaçu, atingido por arsênico. A investigação começou no último dia 14, após uma grande quantidade de peixes serem encontrados mortos.
Por causa da substância encontrada na água, que pode ser letal, o abastecimento na região precisou ser interrompido. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Adriano Scardua, um inquérito já foi instaurado.
“Todas as providências necessárias já foram tomadas. Assim que ficamos sabendo das mortes dos peixes a perícia foi feita no local. Como foi constatada a presença de veneno no rio, estamos investigando para saber se foi acidental ou proposital”, informou.
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Polícia Ambiental também foram acionados. Segundo o Iema, eles realizaram vistoria no Rio Santa Joana e não foi possível constatar indícios de poluição que pudessem estar relacionados a esse fato. O instituto disse que aguarda os laudos da prefeitura para tomar as providências cabíveis.
“Muitos boatos atrapalharam as nossas investigações. As pessoas que tiverem informações podem denunciar no 181, onde o sigilo é garantido, ou entrar em contato com a própria delegacia no telefone (27) 3725-1596”, destacou o delegado.
Distribuição de água
Por causa da suspensão do abastecimento na cidade, a prefeitura do município disponibilizou vários carros-pipa para a entrega de água potável aos moradores no final de semana. O município possui 14.134 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A prefeitura informou ainda que está intensificando o tratamento da água do Rio Santa Joana.