Polícia

Polícia Militar alerta sobre cuidado com as casas no período de férias

Muitos moradores deixam a região do Caparaó e o abandono dos imóveis é um dos fatores responsáveis por atrair criminosos nesta época do ano

Foto: Divulgação

O período de férias é bastante aguardado por muitas pessoas, que aproveitam esta época do ano para viajar. No entanto, sinais de abandono das residências são fatores responsáveis por atrair criminosos, que aproveitam as viagens para cometer furtos e arrombamentos.

Na região do Caparaó, a Polícia Militar tem orientados os moradores sobre pequenos cuidados que ajudam a evitar esses furtos em residências neste período.

Uma das orientações é não deixar luzes acessas durante toda a viagem. Elas podem chamar a atenção de dia, indicando ausência de pessoas. Uma dica é a instalação de timer temporizadores ou soquete fotoelétrico em algumas luzes da casa. Com baixo custo, além que economizar, permite que a luzes só fiquem acesas no período noturno.

Além disso, a orientação é que as campainhas sejam desligadas, pois pessoas sondando casas vazias podem acioná-las em diversos horários para verificar se alguém atende. Outro cuidado importante são as divulgações nas redes sociais. Pessoas que não são de confiança podem ficar sabendo os planos de viagem, datas de embarque e desembarque.

Ajuda de vizinhos

A orientação da Polícia Militar é pedir a um vizinho de grande confiança, que fique atento a qualquer coisa estranha. Ou então, se for se ausentar por muito tempo, peça a algum parente para visitar a residência, recolher a correspondência. Cartas e contas acumuladas chamam a atenção para casas vazias.

Antes de sair, cheque se janelas e portas estão fechadas com trincos e fechaduras, se possível reforce com cadeados ou trincos. Feche todas as cortinas e persianas.

Guarde as malas no carro só com a garagem fechada. Uma atitude que pode atiçar a curiosidade de pessoas mal-intencionadas é acomodar malas em veículos. Comportamentos estranhos de pessoas rondando a residência devem ser comunicados a Polícia Militar.