Polícia

Polícia Militar do ES recebe 214 novas viaturas

Os veículos serão distribuídos em 23 municípios do Estado e entrega aconteceu no Quartel da PM, em Maruípe, Vitória

Foto: Hélio Filho/Secom

A Polícia Militar do Espírito Santo recebeu 214 novas viaturas na manhã desta sexta-feira (27). A entrega aconteceu no Quartel do Comando-Geral da corporação, em Maruípe, em Vitória

As viaturas foram adquiridas com recursos do Estado e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), além do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES). 

Elas serão distribuídas em batalhões e companhias independentes, além do Corpo Musical, Corregedoria e Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

Os veículos serão entregues para unidades da PM nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Viana, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Nova Venécia, Alegre, Aracruz, Anchieta, Barra de São Francisco, Linhares, São Mateus, Ibatiba, Jaguaré, Pinheiros, Afonso Cláudio, Domingos Martins, Santa Teresa e Marataízes.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com o governo do Estado, foram adquiridas 47 viaturas modelo Mitsubishi L200 e 167 Renault Duster. O investimento foi de R$ 44,73 milhões na aquisição destes veículos. 

O governador Renato Casagrande (PSB) afirmou que as viaturas foram adquiridas para oferecer melhores condições de trabalho aos policiais capixabas. Além disso, ele informa que a aquisição faz parte do programa Estado Presente em Defesa da Vida, inaugurado em 2011.

“Uma conquista que não veio por acaso, mas vem desde 2011 quando iniciamos o programa Estado Presente em Defesa da Vida, um trabalho consistente ao longo dos anos e que conta também com a determinação dos profissionais da segurança pública”, afirmou o governador.

Busca por diminuição de crimes violentos

O governador relatou ainda que os investimentos fazem parte de uma tentativa de diminuição da violência urbana no Espírito Santo. Casagrande celebrou o fato de janeiro deste ano terminou com número de homicídios menor do que no mesmo período do ano passado.

Segundo ele, a esperança é de que a queda no número de assassinatos continue em fevereiro. 

“Segurança pública não se faz de uma hora para outra, mas sim quando se tem todo um governo preocupado com a paz. Peço aos nossos comandantes para que nossa tropa seja firme no enfrentamento ao crime e respeitosa com a população. Nenhum grupo criminoso é mais bem equipado do que a nossa Polícia Militar e se alguém quiser enfrentar nossos militares, terá uma resposta à altura. Iniciamos o ano com menos homicídio em janeiro do que em 2023 e se Deus quiser, iremos alcançar um fevereiro melhor também”. 

Além disso, de acordo com o diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, há medidas para aumentar a segurança no trânsito no Espírito Santo. 

Segundo ele, novos equipamentos foram adquiridos com recursos provenientes de multas de condutores que cometeram infrações no trânsito. Este dinheiro foi reinvestido em artefatos como drones, bafômetros e até novos aparelhos celulares para a polícia. 

“A partir de recursos provenientes de multas, ou seja, de erros cometidos por motociclistas e motoristas nas vias, estamos reinvestindo em ações para um trânsito mais seguro, por meio de aquisição de veículos, como essas 16 novas viaturas entregues por meio de convênio do Detran com a Polícia Militar, além de aparelhos celulares, sistema de talonário eletrônico, capacitações, drones, etilômetros”, explicou. 

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, esteve presente na cerimônia e afirmou que os novos investimentos ajudarão os policiais militares a trabalharem melhor em todo o Estado, inclusive no município canela verde. 

“Temos visto a história sendo feita – e não somente na Polícia Militar -, mas em diversas áreas a toda hora. Investimentos como esse dão mais condições aos nossos policiais militares de enfrentar a criminalidade, ajudando a reduzir os índices de violência como tem sido ano após ano”.

Leia Também: Mulher que morreu após Hilux bater em caminhão na BR-262 era irmã de vereador