A polícia prendeu um homem que integrava uma quadrilha especializada em roubo e desbloqueio de celulares. A prisão ocorreu na Serra, mas o bando envolvido no crime atuava em vários estados do país. Para ter acesso aos aparelhos bloqueados pelas vítimas após o furto ou roubo, os bandidos enviavam mensagens e faziam ameaças de morte.
O esquema foi flagrado em uma loja de celulares no município. Dentro de uma sala, os policiais encontraram vários telefones. Alguns estavam desmontados e outros, intactos. De acordo com as investigações, os aparelhos eletrônicos comercializados eram todos roubados. A descoberta foi feita pela Polícia Civil do Pará, mas a operação ajudou a desvendar a quadrilha que também atuava no Espírito Santo.
Os investigadores chegaram até Jeferson Barros dos Santos, de 26 anos, e o homem acabou confessando o crime. Ele foi levado para o Centro de Triagem de Viana. O suspeito apontado como o cabeça do esquema é Emerson Lins Lopes Cardoso, de 42 anos. Ele seria o dono da loja no Pará e o principal responsável pelos desbloqueios dos aparelhos em varias regiões do Brasil.
As vítimas tinham os celulares roubados, mas acabavam usando o mesmo número em outro aparelho. No esquema, os bandidos se aproveitam para fazer ameaças.
Os documentos arquivados pela polícia mostram o teor agressivo da conversa. O criminoso chega a dizer que está sem paciência. A vítima não se intimidou e denunciou o caso na última sexta-feira.