A Polícia Civil prendeu, nesta sexta-feira (16), o primeiro suspeito de participar do linchamento do adolescente Alailton Ferreira, de 17 anos, morto no bairro Vista da Serra, na Serra.
Segundo o delegado responsável pela investigação do caso, Felipe Pimentel Dias, da Delegacia de Crimes contra a Vida do Município, o suspeito, identificado como Nicolas Pontes Marques, 20, foi detido durante uma operação de combate à pirataria em Planalto Serrano, mesma região do crime.
“Após a abordagem, os militares verificaram que o suspeito tinha mandado de prisão em aberto por homicídio. Nas imagens que circulou pelas redes sociais exibindo o linchamento da vítima, é possível confirmar a participação do Nicolas no crime”, disse.
Nicolas confessou ter envolvimento com o linchamento. De acordo com a polícia, o suspeito responde a um processo por homicídio e era procurado desde o ano passado pela Delegacia de Crimes Contra a Vida
A Polícia Civil informou que trabalha para que mais pessoas sejam detidas acusadas de participar do linchamento. O inquérito será concluído quando todos os envolvidos no crime forem identificados e denunciados por homicídio.
O linchamento
No dia 09 de abril, Alailton foi acusado por moradores do bairro Vista da Serra II, de estupro de uma menina. Durante o espaçamento, Alailton foi atingido por inúmeros chutes na cabeça. Após as constantes agressões, o jovem foi encaminhado ao Hospital Doutor Jayme Santos Neves. A ação violenta dos populares foi toda gravada.
Família se revolta e pede punição
Um irmão do menor agredido afirma que o menor teve um surto antes das agressões. ““De manha eu tive que chamar a polícia e uma ambulância para diagnosticar ele, pois ele havia entrado em surto e quebrou até a janela da minha casa. Eles foram lá, mas meu irmão acabou fugindo”, disse. De acordo com parentes, o jovem agredido teria problemas mentais, e seria usuário de maconha.
A morte
Após três dias internado, o jovem espancado não resistiu aos ferimentos e morrer no dia oito de abril. Alailton sofreu traumatismo craniano e ficou na Unidade de terapia Intensiva do hospital Doutor Jayme Santos Neves, no mesmo município onde aconteceu o linchamento.
O enterro
Em clima de emoção e revolta, amigos e parentes do adolescente linchado se despediram do jovem. O corpo de Alailton Ferreira, foi enterrado no cemitério de São Domingos, na Serra, no dia nove de abril.