Polícia

Polícia resgata mais de 190 cães com sinais de maus-tratos em canil irregular no ES

Segundo a Polícia Civil, os animais estão com lesões de pele, otite, escaras, úlceras de córnea e contaminados por ectoparasitas

Foto: Divulgação / PMES

Cerca de 192 cães, a maioria de raça, foram resgatados com sinais de maus-tratos em um canil irregular descoberto na estrada de Biriricas, zona rural de Viana.

A ação, realizada nesta quarta-feira (03), resultou na prisão de um homem, identificado como Uefton José dos Santos Ferreira, de 38 anos, responsável pelo canil.

Segundo a Polícia Militar, a ação aconteceu após o recebimento de uma denúncia anônima. Além da PM, também foram até o local fiscais da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Viana e uma médica veterinária. 

Foto: Divulgação / PMES

Os animais, que eram das raças York Shire, Buldogue Francês, Shih-Tzu, Spitz, Biewer Terrier, Chihuahua e Poodle, estavam com lesões de pele, otite, escaras, úlceras de córnea e contaminados por ectoparasitas. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Além de estarem aglomerados, os animais estavam sem carteira de vacinação, não havia estrutura adequada para higienização do espaço, foi verificado o armazenamento inadequado de seringas e de medicamentos injetáveis.

Segundo a Polícia Militar, os animais não foram retirados do espaço, isso porque “havia uma quantidade elevada de cães”. 

Com isso, foi dado um prazo de sete dias para a realização de ajustes, conforme autos de infração confeccionados pela fiscal da Prefeitura de Viana.

Foto: Divulgação / PCES

Além disso, também havia um papagaio Chauá, espécie ameaçada de extinção, que estava em cativeiro. 

A Polícia Civil informou que o suspeito, de 38 anos, foi conduzido à Delegacia Regional de Cariacica e autuado em flagrante por maus-tratos a animais domésticos. Após os procedimentos de praxe, ele foi encaminhado ao sistema prisional.

Já o local foi autuado pela prefeitura, que também identificou muita sujeira e animais com excesso de pelos. O responsável alega que um novo espaço está sendo construído no sítio para melhorar o tratamento dos cães. 

A reportagem do Folha Vitória demandou a Prefeitura de Viana e a CPI dos Maus Tratos para mais informações da operação. 

LEIA TAMBÉM: Pessoas que compraram produtos desviados de doações ao Sul do ES fazem devolução