Corregedoria investiga

Policiais são afastados após morte de jovem durante abordagem em Colatina

Danilo Lipaus Matos, de 20 anos, foi morto durante uma abordagem na madrugada de sábado

Carro onde estava Danilo Lipaus
Foto: Reprodução / TV Vitória

A Polícia Militar afastou os policiais militares envolvidos na ocorrência que resultou na morte de Danilo Lipaus Matos, de 20 anos. O jovem foi morto a tiros após desobedecer uma ordem de parada dos policiais em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, na madrugada de sábado (1º).

Além do afastamento, a conduta adotada pelos policiais também vai ser investigada pela Corregedoria da PM.

LEIA TAMBÉM

Adolescente de 17 anos é morta a tiros no bairro de Fátima, na Serra

Suspeito de matar filho quis saber se ex-esposa estava sofrendo

Tiroteio em Cariacica deixa dois mortos e um ferido

Em entrevista a TV Vitória/ Record, o pai do jovem, Josenildo Monteiro Matos, afirmou que a caminhonete pertencia à Danilo e a abordagem aconteceu depois que o rapaz saiu de uma festa. Segundo ele, o veículo estava com documentação em dia e o filho tinha carteira de motorista.

“É uma picape que compramos em 2013. Eu tinha dado essa picape para ele. Ele tinha carteira de habilitação e o documento estava correto. Não tem motivo deles fazerem isso com meu filho”, afirmou.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) informou que foi determinada a instauração de inquérito policial militar pela Corregedoria da Polícia Militar e o afastamento das atividades operacionais de todos os policiais envolvidos na ação.

Além do inquérito da Corregedoria, também será feita a investigação pelas Polícias Civil e Científica, com acompanhamento direto do Ministério Público em todas as apurações. 

“O Governo do Estado destaca que preza pela atuação técnica das polícias e uso seletivo e progressivo da força e, caso fique constatada irregularidade na ocorrência, as medidas cabíveis serão tomadas em todas as esferas”, disse a nota.

A versão da Polícia Militar

Na versão da Polícia Militar, a equipe foi alertada pelo Cerco Eletrônico sobre uma caminhonete com restrição em movimento pela rodovia Gether Lopes, em direção à Colatina.

Segundo a PM, o veículo teria restrição de furto e roubo e teria sido utilizado para cometer crimes na região de Águia Branca.

Os policiais deram ordem de parada, mas o motorista não parou o veículo. Houve perseguição e os agentes atiraram na caminhonete. Danilo foi baleado e morreu.

*Com informações da repórter Úrsula Ribeiro, da TV Vitória/Record