Polícia

Policial que deu coronhadas em personal trainer responde a dois processos por agressão

PM foi identificado como Marcos Vinícius Pires dos Santos, que está envolvido em ocorrências de agressão cometidas na região da Grande São Pedro, em Vitória

Foto: Reprodução

O policial militar Marcos Vinícius Pires dos Santos foi filmado agredindo um personal trainer com chutes, socos e coronhadas

O policial militar Marcos Vinícius Pires dos Santos, que agrediu um personal trainer de 27 anos com coronhadas, chutes e socos, na porta de uma boate, na madrugada desta quinta-feira (18), na Praia do Canto, em Vitória, responde a dois processos na Corregedoria da Polícia Militar por agressão.

Os casos aconteceram durante abordagens dos agentes na região da Grande São Pedro, na Capital.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas no celular? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Segundo os processos, na primeira ocorrência, em 1 de dezembro de 2020, Santos e outro PM atiraram contra o motoboy Isaque Rezende de Araújo, de 26 anos, morador do bairro Estrelinha. 

O rapaz foi acusado de roubo e tentativa de homicídio por atirar contra os militares. Araújo chegou a ser preso após ser ferido com um tiro na perna, mas foi liberado dois dias depois pela Justiça e o processo contra ele, arquivado. Já o policial responde a processo na auditoria militar por conta deste caso.

Foto: Reprodução

Imagens registraram a confusão na Praia do Canto

Dezessete dias depois de atirar contra o motoboy, o militar foi flagrado em um vídeo feito por moradores do bairro São Pedro, agredindo dois homens durante uma abordagem. As imagens mostram duas pessoas com as mãos na parede sendo revistados. Logo em seguida, eles são agredidos com tapas no rosto e xingamentos pelos agentes. 

De acordo com Polícia Militar, essas ocorrências ainda estão sendo investigadas.

Personal trainer recebeu coronhadas na cabeça

“Ele bateu umas quatro vezes na minha cabeça com coronhadas. Quando ele me puxou, meu colega tentou me defender. Ele deu duas coronhadas na boca do meu colega. Ele me colocou para o chão e só dando coronhadas, chute e soco”, contou o personal trainer, de 27 anos, que não quis se identificar e que fez um boletim de ocorrência na tarde desta quinta-feira (18).

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Policial agride personal trainer com coronhadas e chutes na saída de boate em Vitória

>>> 

O rapaz se refere à agressão que sofreu do policial militar Marcos Vinícius Pires dos Santos. Ele foi brutalmente espancado durante uma confusão na saída de uma boate, no bairro Praia do Canto, em Vitória. 

A Polícia Militar informou que o caso está sendo acompanhado pela Corregedoria da corporação.

Vídeos obtidos com exclusividade pela TV Vitória/Record TV mostram o momento das agressões. O policial militar aparece de camisa branca, discutindo com outro homem. Em seguida, ele começa a agredir o personal trainer, puxando o personal da calçada.

Em uma das imagens, é possível ver que o militar está com uma arma na mão e agride e rapaz com chutes e várias coronhadas na cabeça.

Em um determinado momento, uma amiga do personal trainer grita e o policial militar se afasta por um momento, mas depois volta e atinge o personal com um chute.

Outro policial, com o mesmo uniforme, entrou em cena e repreendeu o colega. Ainda tentou impedi-lo de ir embora e pediu várias vezes para ele parar. O agressor, no entanto, continuou caminhando em direção ao Triângulo das Bermudas.

A vítima teve machucados na cabeça, nas mãos e nos joelhos. O personal trainer – que pediu para não ser identificado – contou que, no momento das agressões, Marcos Vinicius estava com a arma na mão e ainda agrediu um amigo dele, que tentou defendê-lo.

Policial que aparece nas imagens agredindo personal trainer ainda não se apresentou

Durante uma coletiva para a imprensa na tarde desta quinta-feira foi informado que o militar estava de folga quando se e envolveu na confusão em frente à boate. Justamente por ele estar de folga, o procedimento de apuração funciona da seguinte forma: ele só será ouvido assim que retornar para cumprir a escala de trabalho, o que deve acontecer ainda nesta semana.

Foto: Reprodução TV Vitória

O comandante do Primeiro Batalhão da Polícia Militar em Vitória, tenente-coronel Leandro Menezes, diz que o PM será ouvido pela Corregedoria assim que se apresentar no serviço

“Ele ainda não foi oficialmente ouvido. Ele estava na folga naquele momento. Por ser policial militar, ele precisa se apresentar numa unidade policial. Ele tem endereço, está lotado numa unidade militar e tem todas as condições de ser localizado, além de ter toda uma disciplina sobre ele. Quando ele se apresentar na próxima escala de serviço, ele vai ser ouvido internamente e estará também à disposição da Justiça para prestar os esclarecimentos necessários”, informou o tenente-coronel Leandro Menezes. 

O soldado é lotado no Primeiro Batalhão da Polícia Militar em Vitória.

O que dizem as Polícias Militar e Civil

A Corregedoria da Polícia Militar informou que está acompanhando o caso e que vai abrir um procedimento administrativo assim que receber as documentações da Polícia Civil.

Já a Polícia Civil disse, em nota, que a vítima registrou, na tarde desta quinta-feira (18), um boletim de ocorrência relatando os fatos. O caso seguirá sob investigação do 3º Distrito Policial, que encaminhou a vítima ao Departamento Médico Legal para realizar o exame de lesões corporais. As imagens do fato já foram obtidas pela Polícia Civil e não há outras informações que possam ser divulgadas, por enquanto.

O que diz a defesa do soldado

Responsável pela defesa do PM, a Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Espírito Santo também foi procurada. Assim que enviar a resposta, a matéria será atualizada. 

Com informações da repórter Ana Carolini Mota, da TV Vitória/Record TV