Nada de conversinha ou piadinhas. O Whatsapp vai virar um agente secreto para os Moradores de Jardim Camburi, em Vitória, que estão montando um grupo no aplicativo para se proteger da criminalidade.
A proposta foi criada pela Associação de Moradores de Jardim Camburi (ACJAC) e contará com participação de moradores criteriosamente escolhidos, policias militares, policiais civis e guardas municipais. Uma forma de trocar informações de vários pontos do bairro em tempo real.
“Entendemos que não tem custo financeiro, quanto mais pessoas observando de forma proativa, vendo uma anormalidade, melhor”, explicou Anael Parente presidente da ACJAC.
Segundo Parente, os moradores serão selecionados por uma comissão da Associação de Moradores, pela Polícia Militar e Polícia Civil. Os escolhidos vão passar por avaliações de idoneidade e serão capacitados pela PM. Outro critério para participação é a localização estratégica desses moradores para poder vigiar melhor os arredores.
Toda a organização do grupo será mantida por policiais. O presidente da associação disse que a ideia já foi mostrada para o secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia, que teria gostado e dado o ‘ok’ para que o projeto ganhe forma.
Nesta quarta-feira (11) uma reunião vai acontecer no bairro Jardim Camburi, com a presença dos moradores e do tenente-coronel Alexandre Ramalho, da Polícia Militar. Outra proposta que será apresentada é o a Ronda Cidadã, uma espécie de patrulhamento no bairro feito por moradores em seus carros particulares. A ideia inclusive já está sendo sondada para ser levada ao Rio Grande do Norte, informou Parente.
A assessoria de imprensa da Sesp informou que não iria se pronunciar sobre o assunto. Somente após a reunião o secretário irá falar sobre o tema.