Polícia

População fecha o trânsito em Vitória após rapaz ser morto durante abordagem da PM

Rafael Moraes da Silva, de 21 anos, foi atingido por três tiros na madrugada deste domingo. Policiais afirmam que ele atirou primeiro, mas moradores negam

Moradores de Andorinhas atearam fogo em pneus e bloquearam um dos sentidos da Ponte da Passagem Foto: Reprodução/WhatsApp

Um rapaz foi morto durante uma suposta troca de tiros com policiais militares, na madrugada deste domingo (09), no bairro Andorinhas, em Vitória. Rafael Moraes da Silva, de 21 anos, conhecido como “Chuck”, foi atingido por três tiros durante uma abordagem da PM na região, por volta das 2 horas.

Segundo os policiais, Rafael teria atirado primeiro nos militares, que reagiram. No entanto, os moradores da região garantem que o rapaz não atirou nos PMs. Segundo a polícia, Rafael já tinha passagem pela Justiça por tráfico de drogas.

Por causa da morte de Rafael, moradores de Andorinhas fizeram um protesto, no início da manhã, e chegaram a interditar o trânsito na Ponte da Passagem, no sentido Goiabeiras – Reta da Penha, por cerca de uma hora. Eles atearam fogo em pneus e chegaram a entrar em confronto com a Polícia Militar, que precisou utilizar balas de borracha para conter os manifestantes.

Moradores também interditaram ruas dentro do bairro Andorinhas Foto: Reprodução

Após liberarem o trânsito na Reta da Penha, os moradores continuaram o protesto dentro de Andorinhas e atearam fogo em objetos, interditando algumas ruas do bairro. Segundo testemunhas, um ônibus municipal foi apedrejado e teve o para-brisa quebrado. Diversas viaturas da PM estiveram na região para controlar a situação.

Ònibus municipal foi apedrejado e teve o para-brisa quebrado pelos manifestantes Foto: Bianca Moreira

Abordagem

Segundo testemunhas, Rafael estava na companhia de outras 15 pessoas, quando foi abordado por policiais militares. O rapaz teria saído correndo e foi atingido pelo primeiro tiro na esquina de um beco. 

Mesmo ferido, ele ainda conseguiu caminhar por 30 metros, quando teria sido atingido por mais dois disparos. Os policiais militares chegaram a socorrer o rapaz e levaram ele para o hospital, mas ele não resistiu.

Por meio de nota, a Polícia militar informou que, durante o patrulhamento do Grupo de Apoio Operacional (GAO), os policiais se depararam com um indivíduo, portando arma de fogo, que efetuou disparos contra os PMs. Os policiais revidaram a injusta agressão e atingiram o suspeito, que foi a óbito.

A Polícia Militar informou ainda que apreendeu uma pistola calibre 40, que estava em posse do rapaz. O policiamento na região foi reforçado.