Um porteiro foi preso suspeito de ter estuprado pelo menos dez mulheres na Grande Vitória. Os crimes teriam acontecido em Cariacica, Vila Velha e Vitória. Contra Claudecir do Amor Divino, de 47 anos, havia um mandado de prisão temporária por estupro, que foi cumprido na última sexta-feira (22).
As investigações começaram em abril do ano passado, na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Cariacica. As dez mulheres que teriam sido vítimas do suspeito, além de uma testemunha, já o reconheceram.
De acordo com a polícia, Claudecir geralmente abordava mulheres sozinhas, à noite, e usava três estrategias: ou dizia que era motorista por aplicativo, ou oferecia uma carona, ou rendia a vitima, usando uma arma falsa, e a obrigava a entrar no carro. Segundo as investigações, na maioria das vezes o suspeito levava as vítimas para a região de Tucum, em Cariacica.
“Ele levava a vítima para esse local afastado e lá ele cometia o estupro. Posteriormente, ele ainda roubava os pertences pessoais dela e depois a largava no local”, disse a titular da DEAM de Cariacica, delegada Fernanda Diniz.
“Provavelmente ele era do município de Cariacica, porque ele tinha domínio total sobre as ruas e sobre esse local que ele levava as vítimas. Era um local muito afastado, então provavelmente ele teria que ser morador daquele bairro”, completou a delegada.
Para evitar ser reconhecido, o suspeito usava boné e cobria o rosto com um pano azul, deixando apenas os olhos à mostra. Claudecir estava sempre à bordo do carro dele, um Celta preto, e os estupros geralmente ocorriam dentro do veículo, segundo a polícia.
Prisão
Assim que conseguiu identificar o carro, a polícia passou a monitorá-lo e, para isso, contou com a contribuição do cerco inteligente de Vitória. Na última sexta-feira, o veículo suspeito foi identificado circulando pela região da Ilha do Príncipe, na capital. Depois, ele seguiu para a Segunda Ponte, sentido Cariacica.
A delegada que conduz as investigações foi informada sobre a localização do carro suspeito e, imediatamente, acionou a Polícia Militar, que cercou Claudecir na BR 262, em Cariacica, logo após descer a Segunda Ponte.
“Ele estava extremamente calmo na hora da abordagem, não ofereceu reação e disse que ia vender a arma. Disse também que estava vindo de um encontrou com uma pessoa”, contou o tenente Meneguel, do 7º Batalhão da PM, que participou da abordagem.
Segundo o policial, o suspeito estava preparado para fazer mais uma vítima. “Ele estava esperando alguma vítima ali. Estava em atos preparatórios para um próximo crime, com a arma, os lenços e o durex que ele amarrava as mãos das vitimas. Com certeza ele estava esperando mais uma vítima”, frisou.
Segundo a polícia, as vítimas do suspeito possuem entre 13 e 30 anos e são sempre morenas e de cabelos cacheados. De acordo com a investigações, a maior parte das mulheres foi abordada em Jardim América e Itacibá, em Cariacica, mas também houve vítimas em São Torquato, Vila Velha, e em Vitória, perto do Centro – essa última, em plena luz do dia.
“Ele abordou a vítima e informou que ela poderia pegar uma carona com ele, já que ele prestava trabalhos para a Uber. Disse que ele não estaria cadastrado nesse aplicativo, mas que ela poderia pegar carona com ele, pagaria uma taxa e iria com ele. Ela acreditou nesse sujeito, infelizmente, entrou no carro com ele e aí ele partiu para a região da Mata da Praia”, contou a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Vitória, Juliana Saadeh.
Claudecir já havia sido preso por estupro anteriormente. Ele foi condenado em 2002 e cumpriu pena de cinco anos. Segundo a delegada da mulher de Vitória, a polícia agora espera identificar outras possíveis vítimas do suspeito.
“Esse sujeito pratica crimes provavelmente há muitos anos. Então existem muitas vítimas que, com certeza, não registraram ocorrência. E seria muito interessante que, após a divulgação desse sujeito, que essas vítimas que não registraram ainda, que venham até as delegacias. Podem ir em qualquer delegacia da mulher de Vitória, no plantão, nas delegacias especializadas da mulher de todos os municípios – Cariacica, Vitória, Vila Velha. Em todas essas delegacias elas podem ir para poder registrar essa ocorrência, informando para a gente mais dados com relação a esse tipo de crime”, ressaltou Juliana Saadeh.