A Prefeitura de Castelo, na região Sul do Espírito Santo, teve o seu perfil do Facebook invadido, e conteúdos sexuais começaram a ser compartilhados por hackers.
As publicações tiveram início no dia 6 de maio e até o momento, este sábado (25), o perfil continua fazendo as postagens.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Dois dias após o ocorrido, a Prefeitura de Castelo soltou um comunicado à população por meio do Instagram, denunciando que o perfil no Facebook havia sido hackeado.
A administração municipal pediu desculpas e também pediu a colaboração dos internautas para denunciar a conta.
Veja o post:
Nas redes sociais, os internautas da página se surpreenderam com os posts publicados no perfil. Muitos
“Gente, esse Facebook da Prefeitura de Castelo está fazendo vergonha, não é possível, com tanto profissional sendo pago com nosso dinheiro, não conseguiram resolver isso ainda, vão trabalhar meu povo, o mundo não é só festa não, merecemos respeito”, comentou uma seguidora.
LEIA TAMBÉM: Para onde vão os adolescentes que não são adotados?
A reportagem do Folha Vitória procurou ao longo deste sábado a Prefeitura de Castelo, mas não houve retorno por email nem por telefone.
Já a Polícia Civil, em nota enviada à reportagem, disse que não poderia passar informações sobre o caso porque “os cartórios das delegacias não estão em funcionamento nos finais de semana”.
Informou também, caso a invasão hacker tenha sido registrada pela prefeitura, o fato será investigado pela Polícia Civil. “Denúncias podem ser realizadas através do Disque-Denúncia 181, garantindo o anonimato”, segundo a nota.
Ataque no mês da celebração de Corpus Christi
Vale lembrar que a cidade de Castelo ganha muita atenção neste período do ano em função de uma grande celebração religiosa: a Festa de Corpus Christi, que começa na próxima semana.
É na cidade que acontece uma das maiores festas religiosas do Espírito Santo, atraindo turistas de todo o Estado e também de fora do país com os tapetes de Corpus Christi.
Neste ano, segundo a prefeitura, mais de 3 mil voluntários, diretos e indiretos, trabalham há meses na preparação dos tapetes que vão ocupar 5 mil metros quadrados de ruas e avenidas.
Assim como atrai visitantes presencialmente para a festa, a cidade vê aumentar nessa época muito os visitantes virtuais em seu site e redes sociais. No entanto, sem poder divulgar as programações no Facebook, em função do ataque hacker, a prefeitura utiliza o Instagram e também o site.
LEIA TAMBÉM: Parque da Prainha ganha “Marco Zero da Colonização” em Vila Velha