Um homem de 34 anos, identificado como Julian Maik Alexandre da Silva, conhecido como “Judite”, foi preso na manhã desta sexta-feira (24), em mais um desdobramento da Operação Sicário. Com ele estava um carro modelo BMW 320i, avaliado em mais de R$ 150 mil.
Em coletiva realizada durante a tarde, a Secretaria de Segurança Pública (SESP), informou que o alvo estava sendo acompanhado por ser fornecedor de crack e maconha para a região de Jesus de Nazaré.
Segundo o chefe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), delegado Ricardo Almeida, foi cumprido o mandado de busca e apreensão domiciliar durante a tarde de quinta-feira (23). Entretanto, como o alvo não estava no local, foram identificados novos endereços.
“Com isso, identificamos onde ele poderia ser encontrado. Ele estava na casa de uma namorada, no bairro Residencial Coqueiral de Vila Velha. Identificamos o veículo na porta, quando entramos ele tentou fugir, mas foi capturado”, destacou.
O delegado também ressalta que, o veículo chamou à atenção dos investigadores no momento da prisão. “Sabemos que é um carro importado, de valor alto, identificamos que estava na porta do prédio dele, mas nomeado à outra pessoa que tem ligação com o Julian”, ressaltou.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O criminoso, segundo o delegado, possui um histórico extenso no mundo do crime. “Passagem por homicídio, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e agora foi preso por tráfico e organização criminosa”, destacou.
O delegado-geral da Polícia Civil (PCES), José Darcy Arruda, ressaltou que chamou a atenção que não é este o primeiro carro da marca apreendido durante a operação.
“Da apreensão desse veículo, entre DENARC, DHPP, já é a quarta ou quinta BMW que apreendemos. Há uma preferência nacional do traficante de drogas pela BMW, só pode ser, a Mercedes tá perdendo”
Ele ainda destacou que, dos 11 alvos da operação, dez foram presos durante as diligências realizadas em Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. Agora, segundo ele, a polícia continua o trabalho para cumprir os outros dois mandados de prisão.
“Estamos tirando os traficantes que estão nas ruas, estão na cabeça e no comando do crime. A nossa ideia é realizar a descapitalização, essa também é uma operação de lavagem de capitais e o objetivo é fazer com que eles não consigam se estabelecer”, explicou.
Primo do traficante “Marujo” está entre os presos
Um dos presos na Operação Sicário V é primo do traficante Fernando Moraes Ferreira Pimenta, conhecido como “Marujo”.
Segundo a polícia, o criminoso, que está foragido, é quem comanda o tráfico de drogas no Bairro da Penha, em Vitória. Ele é considerado um dos traficantes mais perigosos e procurados pela Justiça no Espírito Santo.
>> Saiba quem é Marujo, traficante que comanda grupo envolvido em ataques a ônibus
Para o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, a prisão do primo de Marujo é muito relevante, visto que era ele o responsável por comandar a contabilidade do tráfico de drogas.
“É uma prisão relevante porque nos autos da investigação existe toda uma movimentação financeira e esse indivíduo era o responsável por isso, na contabilidade do tráfico. O tráfico é uma grande empresa e é neles que a gente tem que bater.
Operação mobilizou policiais
Ao todo, mais de 100 policiais de diversas unidades especializadas participaram das ações para cumprimento de mandados. A Operação Sicário tem como objetivo desarticular organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas e promovem ataques com o objetivo de eliminar rivais.
Em sua primeira fase, em novembro de 2021, as investigações focaram no grupo criminoso que emergiu em 2010 no Bairro da Penha, Vitória, e resultaram na prisão de 24 suspeitos.
A segunda fase foi encerrada em março de 2022, resultando na prisão de 35 indivíduos que fazem parte de outra organização criminosa, originária da região de Itararé, em Vitória.
Na terceira fase, encerrada no dia 5 de agosto deste ano, resultou na prisão de nove pessoas que atuavam na organização criminosa pertencente ao Morro da Garrafa, em Vitória.
Já na quarta fase, em agosto de 2022, foi realizada com foco em Jesus de Nazareth e Resistência, em Vitória, além de bairros de Vila Velha, sete pessoas foram presas e foram apreendidos uma arma, considerada quantidade de entorpecentes e munições.
Leia também:
>> Primo do traficante “Marujo” está entre os presos na 5ª fase da Operação Sicário
>> Operação Sicário: BMW apreendida com gerente do tráfico da Serra é avaliada em mais de R$ 100 mil