Polícia

Presa dupla suspeita de promover arrastões em ônibus em Vila Velha

De acordo com a polícia, Bruno Leopoldo da Silva e Lacino Caldeira de Oliveira Júnior cometeram pelo menos seis assaltos a ônibus, na região de Cobi, somente no mês passado

Bruno se machucou todo nas várias tentativas de escapar da polícia, mas dessa vez acabou detido Foto: TV Vitória

A polícia prendeu uma dupla suspeita de cometer pelo menos seis assaltos a ônibus, na região de Cobi, Vila Velha, somente no mês passado. Bruno Leopoldo da Silva, de 20 anos, e Lacino Caldeira de Oliveira Júnior, de 39, foram detidos por policiais civis e militares durante uma operação conjunta.

Bruno teria sido identificado por uma das vítimas de uma ocorrência, registrada no dia 19 do mês passado. Segundo a polícia, o suspeito já fez de tudo para escapar da prisão, mas dessa vez não conseguiu. “Nós conseguimos confirmar, através do reconhecimento da vítima, do próprio depoimento e confissão do Bruno – que inclusive delata o seu comparsa – que [os dois suspeitos] estavam envolvidos nesses assaltos que estavam ocorrendo”, afirmou o delegado Jordano Bruno, da Delegacia Patrimonial.

A primeira tentativa da polícia de prender o rapaz aconteceu no dia 8 deste mês, mas ele conseguiu fugir. “No momento em que [o policial] ia fazer a algemação dele – chegou até a colocar a algema em um dos braços – ele conseguiu puxar o braço e fugir por uma janela. Os policiais ainda tentaram detê-lo, mas não obtiveram êxito”, contou o delegado.

Lacino é suspeito de cometer os roubos ao lado de Bruno Foto: Reprodução

No entanto, a liberdade de Bruno durou apenas quatro dias. O jovem acabou flagrado, por policiais militares, em São Torquato, Vila Velha, instantes depois de ele e Lacino terem roubado uma moto. Mais uma vez, o rapaz tentou fugir.

“Na tentativa de fuga, vieram a colidir com um coletivo. O Lacino foi preso de imediato e o Bruno tentou fugir para a região de Cobi. Subiu em casas, telhados, caiu, se machucou, mas mesmo assim foi detido em flagrante pela Polícia Militar do 4º Batalhão”, frisou o chefe da Seção de Serviço de Estatística e Análise Criminal da PM, capitão Artur Schmidt.

Apesar de não ter conseguido escapar da polícia dessa vez, Bruno acredita que não ficará muito tempo longe das ruas. “Cadeia é longa, mas não é perpétua. Qualquer dia eu volto pra rua. E depois mudar de vida”, disse.

Operação

As detenções de Bruno e Lacino fazem parte da Operação Ônibus Seguro, em que policiais civis e militares reforçam a segurança nos coletivos da Grande Vitória durante o verão. “Diariamente a gente tem acompanhado as estatísticas dos roubos a transporte coletivo, tentando analisar padrão de local, dia da semana e período do dia e direcionando as ações da Polícia Militar para esses locais onde tem acontecido maior quantidade de registros de roubos”, ressaltou o capitão Schmidt.

Jordano Bruno, no entanto, pede para que o usuário do transporte público continue atento, mesmo com o reforço do policiamento nos coletivos. “Eles [criminosos] visam especialmente aparelhos de telefone celular. E a gente volta a frisar para que [a pessoa] tenha cuidado, evite ficar manuseando o aparelho telefônico, tanto no ponto de ônibus quanto no terminal, assim como durante o trajeto. É uma forma de a pessoa evitar ser alvo desses asssaltantes”, destacou o delegado.