Um jovem acusado de sequestrar o prefeito da cidade de Pancas para assaltar agências bancárias em Minas Gerais foi preso. Alexandre Cardoso, de 20 anos, foi localizado na manhã desta quinta-feira (11). Segundo a polícia, ele é o último integrante de uma quadrilha que era responsável por sequestrar capixabas e fazê-los de reféns para cometerem os assaltos nos bancos.
Todos os assaltos aconteceram em Cuparaque, uma cidade pequena de Minas Gerais, com apenas seis mil habitantes. De acordo com a polícia, eles usavam os reféns como escudo para adentrarem em agências bancárias. Uma das vítimas foi o prefeito Aguimar Araújo, conhecido como Guima, mas o crime não deu certo. “Nesse assalto não teve êxito, porque o próprio sistema de segurança do banco evitou o assalto”, informou o delegado Júlio César de Oliveira.
Algumas das ações da quadrilha foram gravadas. Em uma delas, aparece um homem descendo de um carro e entrando no banco. Logo ele anunciou o assalto. Com a arma na mão foi até o caixa, abriu as gavetas, pegou o dinheiro, colocou na mochila. As imagens são do dia 26 de agosto de 2016. No dia 25 de novembro, três meses depois, a mesma quadrilha foi até o mesmo banco. Antes eles roubaram uma Kombi escolar. Fortemente armados, quebraram os vidros da agência e carregaram o cofre para fora. Mandaram o motorista da Kombi manobrar o carro, guardaram o cofre e foram embora.
Menos de um mês depois, no dia 16 de dezembro, o grupo voltou a mesma cidade, ao mesmo banco, durante o dia. Um homem foi usado como escudo para entrar no banco. Este o refém era o prefeito da cidade de Pancas. Dentro da agência a quadrilha tentou tirar o colete do segurança e uma das armas disparou. Quase atingiu uma cliente sentada ao lado. No dia cinco de janeiro de 2017, o grupo voltou e levou um guincho. A intenção era levar o cofre de novo, mas desistiram.
As policias Civil do Espírito Santo e de Minas Gerais trabalharam em conjunto durante 45 dias e descobriram que a quadrilha planejava uma nova ação e pretendia sequestrar um empresário na Grande Vitória. Nesta ocasião, em fevereiro de 2017, que alguns integrantes do grupo foram presos.
Na época, seis homens foram presos, mas a polícia continuava atrás de outros dois integrantes da quadrilha: Alexandre Cardoso e Fábio Vieira Filho. Fabio foi localizado alguns meses depois. Alexandre permanecia foragido.
Alexandre foi preso durante uma operação da Superintendência de Polícia Prisional, pela equipe de Busca e Captura. Ele foi abordado dentro de uma casa, no bairro Alto Lage, em Cariacica. O investigado foi pego de surpresa, dormindo com a esposa. Mesmo assim, tentou escapar. Ele tentou pular pela janela do segundo andar, mas acabou preso. A detenção do suspeito faz parte de uma ação de verão, onde vários mandados de prisão estão sendo cumpridos.