Polícia

Preso suspeito de fabricar armas caseiras para tráfico de drogas em Vila Velha

Durante operação do Denarc, três armas, drogas e 198 munições para fuzil foram apreendidas na casa do detido

Foto: Divulgação / PCES

Um homem de 42 anos, suspeito de fabricar armas caseiras para o tráfico de drogas da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, foi preso na tarde dessa terça-feira (17), durante uma operação do Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc). O suspeito foi detido, em flagrante, dentro de sua residência, no mesmo bairro.

No local, que também funcionava como depósito, foram apreendidas 198 munições de fuzil calibre .762, 16 munições calibre .38, seis munições calibre .40, uma submetralhadora de fabricação artesanal, outras duas armas .38, que estavam escondidas, e várias peças de armas de fogo que, segundo a Polícia Civil, seriam utilizadas para montagem, posteriormente. Também foram encontradas 704 gramas de cocaína, 210 gramas de crack e 26 pinos de cocaína.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, delegado José Darcy Arruda, a operação integrou um conjunto de ações voltadas para o combate ao homicídio no Estado. “Grande parte dos homicídios cometidos no Espírito Santo são com arma de fogo. Portanto, esse tipo de crime tem a nossa atenção especial. Com essa prisão qualificada, nós retiramos de circulação quem estaria produzindo essas armas para o tráfico de drogas. Nosso trabalho é combater os homicídios e aqueles que estão promovendo essas guerras e mortes. Acreditamos que a prisão dele vai impactar na redução dos homicídios no nosso Estado”, afirmou Arruda.

O responsável pela operação, delegado Diego Bermond, explicou que esta prisão é o desdobramento de uma ação realizada pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, em 2018, durante investigações relacionadas ao tráfico de drogas. “Na época, o chefe do tráfico de drogas da região foi preso e ficou constatado que havia suspeitos que estariam produzindo armas para o tráfico de drogas na região da Grande Terra Vermelha”, disse.

Diante das investigações na região, o delegado informou que foi possível identificar que a residência do suspeito era local onde eram guardadas drogas e armas de uma das principais associações criminosas ligado ao tráfico de droga que atua na Grande Vitória. “Durante a ação chamou a nossa atenção a quantidade de munições calibre .762, consideradas de grosso calibre, encontradas no local. Desconfiamos que ele poderia estar querendo desenvolver um fuzil caseiro. Por essa razão, investigações ainda serão realizadas para identificarmos se o suspeito estaria no processo de confecção de um fuzil”, informou Bermond, que disse ainda que o detido também era investigado pela equipe da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme).

O homem de 42 anos já respondeu, anteriormente, pelo crime de roubo majorado e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Ele responde por tráfico de drogas, associação ao tráfico e posse ilegal de arma de fogo e munições de uso restrito e foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana (CTV).

Os delegados solicitam para que a população entre em contato com a Polícia Civil, caso tenha informações sobre outros delitos. O contato pode ser realizado pelo Disque-Denúncia 181, ou por meio do site https://disquedenuncia181.es.gov.br/. A denúncia é anônima e todas as informações recolhidas serão apuradas.