Polícia

Preso um dos suspeitos de atear fogo em casas no Morro da Piedade em Vitória

Antônio Marcos do Espírito Santo, de 25 anos, foi preso dentro da própria casa

Foto: Reprodução / TV Vitória
Antônio Marcos do Espírito Santo foi detido nesta sexta-feira e encaminhado para a delegacia

Um dos suspeitos de atear fogo em casas no Morro da Piedade, em Vitória, foi preso no fim da tarde desta sexta-feira (21). Antônio Marcos do Espírito Santo, vulgo “Alemão”, de 25 anos, foi encontrado pela polícia dentro da própria casa, no Morro São Benedito, na capital. Ele foi detido em flagrante e levado para a Delegacia Regional de Vitória, onde presta depoimento ao delegado de plantão.

Segundo a polícia, até o momento pelo menos sete pessoas foram identificadas como suspeitas de participar dos incêndios e do tiroteio no Morro da Piedade, durante a noite da última quarta-feira (19). Por causa dos incêndios às residências, 14 moradores do bairro ficaram desabrigados.

Foto: Divulgação / Polícia Militar
Com o suspeito foram apreendidos dinheiro, rádio comunicador e crack

“Nosso patrulhamento de rotina, que a força tática realiza todos os dias no município de Vitória, principalmente nas áreas de morro, realizou um esquema para tentar fazer um cerco no bairro Bonfim, com intuito de inibir o tráfico de drogas e condutas afins na região, e em determinada escadaria avistamos esse indivíduo com posse de um rádio comunicador e uma pequena sacola em mãos”, revelou o tenente Resende, que comandou a operação.

“Ele percebeu nossa presença e tentou se evadir, adentrando a própria residência. Foi abordado e em busca pessoal foram encontradas 14 pedras de crack e um rádio comunicador, além de R$ 610 em espécie. No cômodo que estava, foi encontrada uma camisa com as iniciais da facção que participa, chamada ‘Trem Bala – Primeiro Comando de Vitória’ e também alguns celulares e demais objetos como touca ninja, também utilizados por eles durante ataques no bairro Piedade, que vem acontecendo”, completou o tenente.

Segundo a assessoria da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o suspeito tem passagem por tráfico de drogas. Ele foi identificado, durante investigações da Polícia Civil, como suspeito de ser o líder do ataque mais recente ao bairro da Piedade, em que duas residências foram incendiadas. As investigações sobre o caso continuam.

O caso

De acordo com testemunhas, cerca de 20 bandidos armados invadiram a região, atiraram para todos os lados, ameaçaram os moradores e chegaram a incendiar duas casas na quarta-feira. Vídeos registrados por populares registram, de longe, uma rajada de tiros. As imagens mostram ainda o momento em que o fogo destruía as duas residências, quando chega a viatura da Polícia Militar. Um morador que estava mais próximo à casa também flagrou as chamas e os disparos.

Testemunhas contaram que o ataque ocorreu por volta das 20 horas. Um grupo armado teria invadido duas casas da parte alta do Morro da Piedade. Moradores informaram ainda que os suspeitos seriam do Bairro da Penha. “Infelizmente tem essa guerra na comunidade. Não estamos entendendo o porquê dessa guerra numa comunidade carente como essa”, afirmou uma moradora, que preferiu não se identificar.

A moradora disse também que os suspeitos, que estariam encapuzados, chegaram ameaçar alguns moradores. Segundo ela, uma criança de apenas 7 anos teve uma arma apontada para a cabeça. Uma bala de fuzil ainda teria sido entregue para umas das vítimas.

O morro foi ocupado pela Polícia Militar. O Corpo de Bombeiros também foi acionado. Por volta das 22 horas, equipes do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc) subiram o bairro. O ataque ocorreu a poucos metros dessa base da PM.

*Com informações da TV Vitória / Record TV