Um grupo de detentos realizou uma rebelião neste domingo (26) na Casa de Custódia de Vila Velha (CASCUVV). Segundo informações da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), os internos da unidade prisional mantiveram visitantes reféns por cerca de uma hora.
O movimento dos presos teve início durante visita familiar. A Sejus informou que a equipe da Diretoria de Operações Táticas da secretaria esteve em atendimento da ocorrência e contou com o apoio da Polícia Militar para negociações.
Testemunhas disseram que ouviram barulhos de disparos e também bombas. De acordo com a Sejus, foram empregadas táticas não letais para conter o movimento. A secretaria informa que não há informações sobre feridos na ocorrência. Contudo, familiares de detentos, que estavam na confusão, revelam que sofreram ferimentos após serem atingidos por balas de borracha.
À reportagem da TV Vitória no local, os familiares disseram que os internos se rebelaram contra o presídio. Eles contaram que o movimento foi iniciado após um agente penitenciário disparar spray de pimenta contra detentos, mas que acabou atingindo visitantes. As testemunhas também afirmam que tiros de borracha, disparados por agentes da unidade penitenciária, atingiram vários familiares que estavam no local.
Veja a nota da Sejus
“A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informa que a a situação na Casa de Custódia de Vila Velha (Cascuvv) já está controlada. Os familiares de internos feitos de reféns foram liberados e não há informação de feridos, até o momento.
A equipe da Diretoria de Operações Táticas da Sejus permanece em atendimento no local, com apoio da Polícia Militar.”