Os homens presos pela morte do vereador Marcos Augusto Costalonga, em Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo faziam parte de quadrilha. Eles foram presos durante uma operação.
>> Onze pessoas são presas no Sul do Espírito Santo durante a Operação Estado Presente
Marcos Augusto foi assassinado a tiros no dia 27 de maio, na zona rural do município. Um dos detidos, segundo a polícia, tinha um mandado de prisão temporária por suspeita de envolvimento no crime.
O outro suspeito de participação no assassinato possuía um mandado de prisão por roubo. As prisões ocorreram nos municípios de Castelo e Cachoeiro de Itapemirim.
A Operação Estado Presente foi deflagrada na última segunda-feira (26). Até a tarde desta quarta-feira (28), 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Das 11 pessoas presas, segundo a polícia, quatro tinham mandado de prisão por homicídio.
Além dos suspeitos, armas e drogas também foram apreendidas. De acordo com a polícia, a operação continua em andamento com a presença ostensiva de policiais militares e civis durante a tarde e noite desta quarta-feira (28).
A ação tem como objetivo aumentar a ostensividade e a presença policial nos municípios da região. O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Ramalho, lembrou que a ação já foi realizada em outras regiões.
“Temos realizado a Operação Estado Presente nas regiões do interior do Estado e também na Grande Vitória com foco na visibilidade policial, na prevenção e elucidação de crimes violentos”.
Laboratório clandestino foi descoberto durante operação da polícia
Um laboratório clandestino de anabolizantes foi descoberto por policiais militares, na manhã de terça-feira (27), no município de Piúma. O homem responsável por todo o material apreendido foi detido.
No local, segundo a polícia, foi encontrado um grande aparato de material para a manipulação de ilícitos, substâncias anabolizantes, aproximadamente 1.500 frascos vazios para comercialização dos produtos, pacotes de caixas para envio, aparelho para lacrar caixas, rótulos, balanças e insumos em geral.
Caso de homicídio em Castelo
Na terça-feira (27) um homem e uma mulher acusados de praticarem um homicídio, na madrugada do último domingo (25), em Castelo, foram presos.
A mulher confessou aos militares que participou do homicídio do próprio marido. Já o homem afirmou que tinha um relacionamento extraconjugal com a suspeita e que há aproximadamente um mês eles tinham a intenção de matar a vítima.
Relembre outras edições da Operação Estado Presente neste ano
No dia 20 de Janeiro, as forças de segurança realizaram a Operação Estado Presente no sul do Estado. O resultado foi a prisão de sete pessoas e o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão.
Nos dias 10 e 11 de fevereiro, a ação aconteceu nos municípios de Aracruz, Linhares e Jaguaré, na região norte. Dez maiores foram presos e quatro menores apreendidos. No dia 24 de fevereiro, as ações foram centralizadas no município de Iúna, no Caparaó, e ações preventivas também aconteceram em diversos municípios da região Serrana.
No dia 11 de março, as ações aconteceram nos municípios de Colatina, Ecoporanga, Pinheiros, Pancas e Barra de São Francisco, na região noroeste do Estado e, ao todo, 26 pessoas foram presas em cumprimento de mandados de prisão e em flagrante.
Em 12 de maio, a Operação Estado Presente realizada no Sul do Estado prendeu um homem de 27 anos, investigado em um duplo homicídio em Anchieta. No dia 25 de maio, a ação ocorreu na Grande Vitória e resultou em oito pessoas detidas, sendo três com mandados de prisão por homicídios.
Em junho, a Operação Estado Presente aconteceu no Norte do estado e resultou na condução de 17 pessoas à delegacia. Desse total, oito foram presos em cumprimento de mandados de prisão (sendo três por homicídio), e oito foram autuados em flagrante por crimes como porte ilegal de arma de fogo. Uma pessoa foi liberada após assinatura de termo circunstanciado.
Entre os dias 12 e 14 de julho, a Operação Estado Presente aconteceu na Região Noroeste. Na ocasião foram cumpridos 13 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão. Vinte e nove pessoas foram detidas.