Polícia

Protesto pede justiça para menino morto após agressão em escola de Ibatiba

Luiz Fernando de Souza Verli, de 10 anos, teria sido agredido por outros dois estudantes mais velhos e não resistiu aos ferimentos

Foto: Montagem / Folha Vitória

Vestindo roupas brancas com cartazes e balões brancos, familiares e amigos do estudante Luiz Fernando de Souza Verli, de 10 anos, protestaram em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eunice Pereira Silveira, em Novo Horizonte, Ibatiba, no Caparaó do Espírito Santo. A ação foi realizada nesta sexta-feira (13).

Segundo familiares, o menino teria sido agredido por dois colegas mais velhos dentro da escola. Ele morreu, na manhã de quinta-feira (12), no Hospital Infantil de Vitória, depois de uma parada cardíaca.

Leia também: 

Mãe de menino morto após agressão em escola diz que filho sofria bullying

Falsa advogada e cúmplice são presas por golpes em vítimas da lama no ES

Psicóloga da escola de menino morto após agressão fala em negligência: “Não é o único”

Durante o protesto, os cartazes traziam alguns dizeres como: “justiça por Luiz”, descanse em paz” e “que o Senhor te receba de braços abertos”. Além de imagens do estudante. 

Em entrevista ao Folha Vitória, a prima de Luiz Fernando, Alzerina Maria Verly Ferreira, de 24 anos, descreveu que a família está arrasada e quer justiça. 

“A gente quer Justiça! Teve negligência na escola pela falta de atenção da diretora ao deixar ele ‘apanhar’, negligência no pronto-socorro, pois liberaram ele duas vezes. É muito dolosoro, ele sofreu muito, sentiu muita dor e nada foi feito, se tivesse socorrido ele de imediato talvez estivesse vivo”, disse a prima. 

O que diz a prefeitura

Por meio de uma nota divulgada nas redes sociais, no final da tarde desta sexta-feira (13), a Prefeitura de Ibatiba destacou que, a psicologa que se diz vítima de perseguição da Prefeitura Municipal não trabalha na Escola Municipal de Tempo Integral Eunice Pereira da Silveira desde o dia 1º de fevereiro de 2024.

“Novas informações estão sendo apuradas e a Prefeitura mantém o compromisso com a verdade, a justiça e a proteção das crianças e adolescentes e reforça que todas as informações relevantes sobre o caso serão comunicadas oficialmente à população.

Na manhã, a instituição, por meio de nota, decretou luto oficial de três dias em memória do estudante, repudiou qualquer ato de violência e assegurou que está apurando o caso.

Já no início da tarde, uma outra nota foi divulgada, informando que “ações administrativas foram instauradas e que uma equipe do Poder Executivo está mobilizada analisando o suposto caso de violência envolvendo o estudante Luiz Fernando de Souza Verli.

“Entre as medidas já em andamento estão a análise de ocorrências, boletins de atendimento de urgência, imagens de videomonitoramento e informações junto ao Conselho Tutelar, com o objetivo de garantir total transparência na apuração dos fatos”, diz comunicado.

Veja as notas da prefeitura na íntegra:

PRIMEIRA NOTA DIVULGADA

A Prefeitura Municipal de Ibatiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lamenta profundamente o falecimento do estudante Luiz Fernando de Souza Verli, de apenas 10 anos. Manifestamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos, neste momento de dor incomensurável, e repudiamos, veementemente, todo e qualquer ato de violência.
A Secretaria Municipal de Educação está empenhada em reunir todas as informações necessárias para apurar o caso envolvendo alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Eunice Pereira Silveira. Reafirmamos nosso compromisso com a Justiça e asseguramos que todas as medidas cabíveis serão tomadas para que os fatos sejam esclarecidos.
Há quase dois anos, as Escolas Municipais de Ibatiba desenvolvem o programa ‘Pacto Pela Paz’, que, com o suporte de profissionais de psicologia e assistência social, em parceria com a equipe pedagógica, aborda temas fundamentais como a conscientização sobre o autismo, o combate ao bullying, a prevenção à violência e ao suicídio, a gestão emocional, a formação de redes de apoio e o fortalecimento dos vínculos interpessoais.
Decretamos luto oficial por 3 (três) dias no município de Ibatiba em memória do estudante Luiz Fernando de Souza Verli. As equipes das Secretarias de Educação e de Assistência Social estão prestando todo o suporte necessário à família neste momento difícil.
Confiamos em Deus para consolar os corações de todos os afetados por esta tragédia. Como está escrito em Salmos 34:18: “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.” Que possamos, juntos, buscar forças para transformar a dor em ações que promovam mais amor, empatia e paz.

SEGUNDA NOTA DIVULGADA

A Prefeitura Municipal de Ibatiba informa que ações administrativas foram instauradas e que uma equipe do Poder Executivo está mobilizada analisando o suposto caso de violência envolvendo o estudante Luiz Fernando de Souza Verli, aluno da Escola Municipal de Tempo Integral Eunice Pereira Silveira, falecido nesta quinta-feira (12).
Entre as medidas já em andamento estão a análise de ocorrências, boletins de atendimento de urgência, imagens de videomonitoramento e informações junto ao Conselho Tutelar, com o objetivo de garantir total transparência na apuração dos fatos.
As Secretarias de Assistência Social e de Educação estão, desde ontem (12/12), à disposição dos familiares para prestar apoio e assistência necessários neste momento de profunda dor e luto.
A administração municipal reafirma o compromisso com a verdade, a Justiça e a proteção de nossas crianças e adolescentes, e reforça que todas as informações relevantes sobre o caso serão comunicadas oficialmente à população.

TERCEIRA NOTA DIVULGADA

Após análises nos Boletins de Atendimento de Urgência (BAU) e Sistema de Videomonitoramento Externo do Hospital de Ibatiba, foram identificados 02 (dois) atendimentos ao aluno Luiz Fernando de Souza Verli.

Sendo no dia 09/12, às 22h34 e outro no dia 11/12, às 08h04 com posterior encaminhamento para o Hospital Infantil em Vitória.
Também não foi localizada a presença do aluno na terça (10), na Escola Municipal de Tempo Integral Eunice Pereira da Silveira, onde estudava.
Em relação à psicóloga Meyre Ellen Santos Nicolau que se diz vítima de perseguição da Prefeitura Municipal, a mesma não trabalha na Escola Municipal de Tempo Integral Eunice Pereira da Silveira desde 01/02/2024.
Novas informações estão sendo apuradas e a Prefeitura mantém o compromisso com a verdade, a justiça e a proteção de nossas crianças e adolescentes, e reforça que todas as informações relevantes sobre o caso serão comunicadas oficialmente à população. 

O velório de Luiz Fernando acontece a partir das 23h desta sexta (13), na Igreja Assembleia ADTM do pastor Héliomar, ao lado da Pestalozi, no Bairro Boa Esperança. O enterro acontecerá às 10h deste sábado (14).