Polícia

Protesto pede justiça para menino morto após agressão em escola de Ibatiba

Luiz Fernando de Souza Verli, de 10 anos, teria sido agredido por outros dois estudantes mais velhos e não resistiu aos ferimentos

Foto: Montagem / Folha Vitória

Vestindo roupas brancas com cartazes e balões brancos, familiares e amigos do estudante Luiz Fernando de Souza Verli, de 10 anos, protestaram em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eunice Pereira Silveira, em Novo Horizonte, Ibatiba, no Caparaó do Espírito Santo. A ação foi realizada nesta sexta-feira (13).

Segundo familiares, o menino teria sido agredido por dois colegas mais velhos dentro da escola. Ele morreu, na manhã de quinta-feira (12), no Hospital Infantil de Vitória, depois de uma parada cardíaca.

Leia também: 

Mãe de menino morto após agressão em escola diz que filho sofria bullying

Falsa advogada e cúmplice são presas por golpes em vítimas da lama no ES

Psicóloga da escola de menino morto após agressão fala em negligência: “Não é o único”

Durante o protesto, os cartazes traziam alguns dizeres como: “justiça por Luiz”, descanse em paz” e “que o Senhor te receba de braços abertos”. Além de imagens do estudante. 

Em entrevista ao Folha Vitória, a prima de Luiz Fernando, Alzerina Maria Verly Ferreira, de 24 anos, descreveu que a família está arrasada e quer justiça. 

“A gente quer Justiça! Teve negligência na escola pela falta de atenção da diretora ao deixar ele ‘apanhar’, negligência no pronto-socorro, pois liberaram ele duas vezes. É muito dolosoro, ele sofreu muito, sentiu muita dor e nada foi feito, se tivesse socorrido ele de imediato talvez estivesse vivo”, disse a prima. 

O que diz a prefeitura

Por meio de uma nota divulgada nas redes sociais, no final da tarde desta sexta-feira (13), a Prefeitura de Ibatiba destacou que, a psicologa que se diz vítima de perseguição da Prefeitura Municipal não trabalha na Escola Municipal de Tempo Integral Eunice Pereira da Silveira desde o dia 1º de fevereiro de 2024.

“Novas informações estão sendo apuradas e a Prefeitura mantém o compromisso com a verdade, a justiça e a proteção das crianças e adolescentes e reforça que todas as informações relevantes sobre o caso serão comunicadas oficialmente à população.

Na manhã, a instituição, por meio de nota, decretou luto oficial de três dias em memória do estudante, repudiou qualquer ato de violência e assegurou que está apurando o caso.

Já no início da tarde, uma outra nota foi divulgada, informando que “ações administrativas foram instauradas e que uma equipe do Poder Executivo está mobilizada analisando o suposto caso de violência envolvendo o estudante Luiz Fernando de Souza Verli.

“Entre as medidas já em andamento estão a análise de ocorrências, boletins de atendimento de urgência, imagens de videomonitoramento e informações junto ao Conselho Tutelar, com o objetivo de garantir total transparência na apuração dos fatos”, diz comunicado.

Veja as notas da prefeitura na íntegra:

PRIMEIRA NOTA DIVULGADA

A Prefeitura Municipal de Ibatiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lamenta profundamente o falecimento do estudante Luiz Fernando de Souza Verli, de apenas 10 anos. Manifestamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos, neste momento de dor incomensurável, e repudiamos, veementemente, todo e qualquer ato de violência.
A Secretaria Municipal de Educação está empenhada em reunir todas as informações necessárias para apurar o caso envolvendo alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Eunice Pereira Silveira. Reafirmamos nosso compromisso com a Justiça e asseguramos que todas as medidas cabíveis serão tomadas para que os fatos sejam esclarecidos.
Há quase dois anos, as Escolas Municipais de Ibatiba desenvolvem o programa ‘Pacto Pela Paz’, que, com o suporte de profissionais de psicologia e assistência social, em parceria com a equipe pedagógica, aborda temas fundamentais como a conscientização sobre o autismo, o combate ao bullying, a prevenção à violência e ao suicídio, a gestão emocional, a formação de redes de apoio e o fortalecimento dos vínculos interpessoais.
Decretamos luto oficial por 3 (três) dias no município de Ibatiba em memória do estudante Luiz Fernando de Souza Verli. As equipes das Secretarias de Educação e de Assistência Social estão prestando todo o suporte necessário à família neste momento difícil.
Confiamos em Deus para consolar os corações de todos os afetados por esta tragédia. Como está escrito em Salmos 34:18: “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.” Que possamos, juntos, buscar forças para transformar a dor em ações que promovam mais amor, empatia e paz.

SEGUNDA NOTA DIVULGADA

A Prefeitura Municipal de Ibatiba informa que ações administrativas foram instauradas e que uma equipe do Poder Executivo está mobilizada analisando o suposto caso de violência envolvendo o estudante Luiz Fernando de Souza Verli, aluno da Escola Municipal de Tempo Integral Eunice Pereira Silveira, falecido nesta quinta-feira (12).
Entre as medidas já em andamento estão a análise de ocorrências, boletins de atendimento de urgência, imagens de videomonitoramento e informações junto ao Conselho Tutelar, com o objetivo de garantir total transparência na apuração dos fatos.
As Secretarias de Assistência Social e de Educação estão, desde ontem (12/12), à disposição dos familiares para prestar apoio e assistência necessários neste momento de profunda dor e luto.
A administração municipal reafirma o compromisso com a verdade, a Justiça e a proteção de nossas crianças e adolescentes, e reforça que todas as informações relevantes sobre o caso serão comunicadas oficialmente à população.

TERCEIRA NOTA DIVULGADA

Após análises nos Boletins de Atendimento de Urgência (BAU) e Sistema de Videomonitoramento Externo do Hospital de Ibatiba, foram identificados 02 (dois) atendimentos ao aluno Luiz Fernando de Souza Verli.

Sendo no dia 09/12, às 22h34 e outro no dia 11/12, às 08h04 com posterior encaminhamento para o Hospital Infantil em Vitória.
Também não foi localizada a presença do aluno na terça (10), na Escola Municipal de Tempo Integral Eunice Pereira da Silveira, onde estudava.
Em relação à psicóloga Meyre Ellen Santos Nicolau que se diz vítima de perseguição da Prefeitura Municipal, a mesma não trabalha na Escola Municipal de Tempo Integral Eunice Pereira da Silveira desde 01/02/2024.
Novas informações estão sendo apuradas e a Prefeitura mantém o compromisso com a verdade, a justiça e a proteção de nossas crianças e adolescentes, e reforça que todas as informações relevantes sobre o caso serão comunicadas oficialmente à população. 

O velório de Luiz Fernando acontece a partir das 23h desta sexta (13), na Igreja Assembleia ADTM do pastor Héliomar, ao lado da Pestalozi, no Bairro Boa Esperança. O enterro acontecerá às 10h deste sábado (14).

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória