A Polícia Civil e a Prefeitura de Vitória resgataram quatro cães que estavam vivendo em condições precárias nesta quinta-feira (23), no bairro Santo Antônio, em Vitória. Um homem de 34 anos foi detido.
O delegado Leandro Piquet, responsável pela operação, contou que os cães foram encontrados em uma residência no bairro em condições de maus-tratos.
LEIA TAMBÉM:
Mais de 500 assassinos foram presos na Grande Vitória em 2024
Adolescente é morto enquanto conversava com jovens em São Mateus
Mulher cai de prédio ao tentar escapar de agressões da companheira em Vitória
Três dos cães estavam na laje e um dentro da residência. O local apresentava instalações precárias, sem abrigo adequado, água fresca ou alimento disponível. Os ambientes estavam sujos, e os animais apresentavam sinais visíveis de desnutrição. Um dos cachorros, constantemente preso por uma guia, tinha feridas na região dorsal e no pescoço, possivelmente causadas pela coleira, explicou o delegado.
A operação de resgate foi realizada pela Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil, em conjunto com a Gerência de Bem-Estar Animal (GBEA), da Prefeitura da capital.
A médica veterinária da Prefeitura de Vitória, Thalita Odenwald, e a gerente de Bem-Estar Animal, Katiuscia Pinto Rodrigues, participaram da ação e confirmaram os maus-tratos.
Foi constatado que os animais estavam magros e em condições que evidenciam o crime de maus-tratos. Essa intervenção era urgente para protegê-los, afirmou o delegado Piquet.
O homem de 34 anos é o responsável pela residência e e foi preso em flagrante. Ele foi autuado por maus-tratos qualificados contra animais e será conduzido ao Centro de Triagem de Viana (CTV) à disposição da Justiça.
Os animais resgatados foram encaminhados ao Hospital Veterinário.