Polícia

Rapaz que deixou arma cair e matou motorista de ônibus em VV é preso outra vez

Na noite da última segunda-feira (6) Adson foi preso e outros três adolescentes apreendidos no bairro Jardim Marilândia. Ele estava com uma moto sem placa e adulterada

Adson foi preso novamente Foto: TV Vitória

O jovem identificado como Adson Sena Porcino de 19 anos foi preso novamente na noite da última segunda-feira (7), em Vila Velha

Adson é o principal envolvido em um crime que aconteceu em outubro de 2016. Na ocasião, o rapaz foi pular a roleta de um ônibus que passava pelo bairro Aribiri, no município de Vila Velha. Na cintura dele havia uma arma que caiu e acabou disparando contra o motorista José Xavier Alves de 48 anos, que acabou morrendo. 

Na noite da última segunda-feira (6) Adson foi preso e outros três adolescentes apreendidos no bairro Jardim Marilândia. Ele estava com uma moto sem placa e adulterada. Uma equipe da Guarda Municipal realizava patrulhamento de rotina em um local conhecido pelo intenso tráfico de drogas e ao avistarem os agentes, os suspeitos demonstraram nervosismo e então foram abordados. 

“Junto a eles foram encontradas duas chaves michas, que são usadas para roubar carros e encontramos também a moto que foi roubada”, disse o inspetor Tácito, da Guarda Municipal de Vila Velha. 

De acordo com os agentes da Guarda de Vila Velha, Adson estava em liberdade há poucos meses. Ele havia sido preso menos de 24 horas depois de balear a matar o motorista José Xavier. Na ocasião ele e mais quatro rapazes voltavam de um baile funk e foram pular a roleta, quando a arma caiu e acertou o condutor do ônibus.  

Quando foi preso o suspeito chegou a conversar com a imprensa e disse que andava armado para se proteger de inimigos em um baile funk clandestino conhecido como Mandela. O suspeito era primo do cobrador, mas durante as investigações os policiais afirmaram que o parentesco não teve relação com o crime. Apesar de o tiro ter sido acidental o rapaz foi autuado por homicídio doloso, quando há intenção de matar. O crime teve o agravante de não possibilidade de defesa da vítima e o delegado havia informado que seria pena mínima de 12 anos de prisão, mas a detenção de Adson durou poucos meses.  

O crime aconteceu em outubro Foto: TV Vitória

Entenda o crime

José Francisco foi atingido por um tiro no momento em que fazia sua primeira viagem do dia. O coletivo havia acabado de sair do Terminal do Ibes. Após ser baleado, mesmo ferido, o motorista foi obrigado pelos suspeitos a abrir a porta para que eles fugissem. Uma ambulância do Samu foi acionada e a vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu. Dentro do coletivo, os peritos da Polícia Civil encontraram a marca de um disparo.

Paralisação

Os rodoviários que atuam no sistema Transcol decidiram paralisar totalmente as atividades após a morte do motorista na época em que o crime aconteceu. A vítima foi atingida nas costas por um tiro, que teria sido disparado acidentalmente. 

Leia Também

> Preso suspeito de matar motorista de ônibus em Vila Velha
> Em rede social, suspeito pela morte de motorista disse que não teve culpa

Relembre o caso