Polícia

Receita Federal apreende cerca de 760 quilos de cocaína tentando sair do porto no Paraná

As apreensões de partidas de cocaína têm sido cada vez mais frequentes em vários estados do Brasil

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (04), a Receita Federal apreendeu cerca de 760 quilos de cocaína no Porto de Paranaguá (PR). A droga encontrada pelos auditores fiscais estava em um contêiner de carne de frango congelada e era destinada a Antuérpia, na Bélgica. 

Segundo informações do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), esta é a primeira apreensão do ano no porto. 

No caso desta apreensão, os traficantes inseriram a droga sem o conhecimento do exportador depois que a mercadoria é embarcada, prática conhecida como rip-on/rip-off. Segundo o sindicato, a carne de frango foi apreendida e impedida de seguir. 

Apreensões constantes

Segundo o Sindifisco Nacional, as apreensões de partidas de cocaína têm sido frequentes. Em 9 de julho do ano passado, fiscais foi desmontada uma quadrilha que arrombava contêineres, falsificava lacres e embarcava a droga para o exterior. Os criminosos usavam os portos do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de São Paulo. Integrantes do grupo foram presos em condomínios de luxo do Rio de Janeiro.

No dia 24 de março, auditores fiscais impediram que 2 toneladas de cocaína seguissem do Porto de Santos para Espanha, França e Alemanha. No dia 1º do mesmo mês, no mesmo porto, as equipes impediram o embarque de 355 quilos da droga, que iam para a Alemanha.

Nos dias 28 e 29 de fevereiro, uma carga de 1,3 tonelada do cocaína foi impedida de ser enviada do Rio para o Porto de Tema (Gana), com escala na Europa.

Até a metade de 2018, foram apreendidos 13 compartimentos de carga com pouco mais de 4 toneladas de cocaína.

Fonte: Agência Brasil