Uma rinha de galos foi desmantelada e 21 pessoas acabaram detidas, no último sábado (2), em Barra de São Francisco, no Norte do Espírito Santo. Homens da Polícia Militar Ambiental fecharam a rinha após denúncias anônimas, no distrito de Vila Palmares. Cinquenta galos foram apreendidos.
Na chegada dos policiais à rinha, algumas pessoas abandonaram os galos e fugiram. Contudo, 21 pessoas foram detidas, com idades entre 20 e 59 anos. Um galo estava morto e alguns estavam machucados.
Além das aves, os policiais apreenderam balanças, agulhas, lixas, tesouras, seringas, esporas, medicamentos variados que eram usados nos animais e cadernos com anotações de apostas e folhas para cadastro.
Segundo o sargento João Marcos, que comandou a operação, no local onde estava ocorrendo a rinha, foram encontrados três ringues para o exercício da atividade ilegal e quatro gaiolas que eram utilizadas para acomodar as aves nos intervalos das lutas.
Todos os 21 detidos foram levados em um micro-ônibus para a Delegacia de Polícia Civil juntamente com todos os objetos e as aves.