O ‘roubômetro’ que ficava pendurado no portão de uma loja, no Centro de Vitória, foi furtado na madrugada desta terça-feira (29). O quadro foi criado para contabilizar os números de assaltos nessa região da capital, principalmente na famosa Rua 7.
Uma câmera de segurança pode ter gravado o suspeito retirando o roubômetro do lugar. Ele foi criado em setembro do ano passado, e em fevereiro deste ano já registrava 116 casos de assalto, mas apenas 20 vítimas procuraram a delegacia para registrarem o boletim de ocorrência.
Segundo a assistente social Raquel Araújo, que faz parte da associação de moradores do centro, os dados expostos no cartaz serviam para conscientizar sobre a importância da vítima procurar a polícia e também para trazer mais segurança ao local. “A nossa ideia é uma cultura de paz para que as pessoas se sintam seguras. Sentimos que não só os números aumentam, mas a sensação de insegurança também”.
Raquel disse ainda que nos últimos 30 dias foram registrados nove assaltos no Centro da Capital. O número seria atualizado na última segunda-feira (28) para 125 assaltos. Ela também ficou surpresa com o furto. “Eu tomei um susto. Estou apavorada até agora”, afirmou.
O ‘roubômetro ainda não foi recuperado’. Outro será colocado no lugar na semana que vem.