Um dos seguranças do traficante Marujo foi preso na noite desta sexta-feira (28), durante um patrulhamento da Força Tática da Polícia Militar no Bairro da Penha, em Vitória.
Com o jovem de 23 anos foi apreendida uma pistola calibre ponto .40, dois carregadores de pistola e 40 também de calibre ponto .40, dois carregadores de pistola .45, um carregador de fuzil e um rádio comunicador.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Segundo a PM, a equipe encontrou o segurança com uma arma de fogo nas mãos e, ao perceber que seria abordado, tentou fugir correndo por becos e pulando muros da região, mas foi alcançado pela guarnição.
O suspeito foi detido e encaminhado à Delegacia Regional de Vitória. A Polícia Civil informou que o conduzido foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo. Ele foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana.
Saiba quem é Marujo, traficante que comanda o PCV e ordenou ataques à ônibus na capital
O traficante Fernando Ferreira Pimenta, o Marujo, é considerado um dos traficantes mais perigosos e procurados pela Justiça no Espírito Santo.
Os incêndios a ônibus do Transcol, que aconteceram em 11 de outubro, em Vitória, estão ligados à morte do jovem Jonathan Candida Cardoso, 26 anos, apontado pela Polícia Militar como o segurança do traficante. Segundo os agentes, Cardoso foi morto durante um confronto. Já Marujo permanece foragido.
Os ataques foram reivindicados pelo Primeiro Comando de Vitória (PCV), organização criminosa que atua e aterroriza comunidades do Bairro da Penha, Bonfim, São Benedito, Consolação, Gurigica e Itararé.
O PCV vive da venda de entorpecentes e também do tráfico de armas. O poder bélico alimenta a guerra e possibilita a conquista de novos territórios fora da capital.
Entre os seus líderes está Marujo. Segundo o delegado Marcelo Cavalcanti, o traficante é o mentor do chamado conselho administrativo do PCV.
LEIA TAMBÉM: “Jurava que ele era inocente”, diz primo de adolescente que ajudou a matar mãe da namorada de 11 anos
Cavalcanti participou da Operação Sicário, em que foram evidenciadas a ligação do grupo capixaba ao Comando Vermelho (CV), uma das maiores facções criminosas do país atuante no Rio de Janeiro.
“Ele é o criminoso mais procurado do Estado e chefia o Bairro da Penha, o Bonfim e deve satisfação a Carlos Alberto Furtado, fundador do PCV, diretamente, e a ninguém mais. A gente sabe que ele é o responsável por gerir não só a parte financeira, mas também a parte de compra de armas, drogas e captação de ‘soldados do crime'”, explicou em agosto, durante entrevista à TV Vitória.
Marujo é descrito pela Polícia Civil como um criminoso perigoso, detentor de uma longa ficha criminal. Ele é considerado foragido desde 2017 e tem cinco mandados de prisão em aberto envolvendo homicídio qualificado, tráfico de drogas, associação ao tráfico e organização criminosa.
*Com informações da TV Vitória/Record TV