Polícia

Seguranças particulares são contratados para atuarem em bares capixabas durante a Copa

Sindicato afirma que a maior preocupação é por conta da possibilidade de acontecer manifestações. Secretário de segurança garante polícia está preparada

Cerca de 10 mil torcedores são esperados Foto: TV Vitória

Copa do mundo é sinônimo de festa e animação. A pouco mais de duas semanas do evento, nos bares e restaurantes o patriotismo já está a mil. Segundo o Sindicato dos Bares e Restaurantes do Espírito Santo (Sindibares), são esperados cerca de 10 mil torcedores a mais nos estabelecimentos durante a transmissão dos jogos. 

Para garantir que dê tudo certo, seguranças particulares estão sendo contratados. A preocupação é com as manifestações, afirma o presidente do sindicato Wilson Calil. “Temos preocupação com essa copa porque é uma coisa atípica e com essa possibilidade de manifestações, que nós gostaríamos de crer que estão sendo monitoradas. E na pior das hipóteses, caso ocorra essas manifestações, nossa orientação é que os donos de bar tomem cuidado, e se for o caso até feche as portas”, afirma.

O secretário de Segurança Pública do Estado, André Garcia, afirma que, tanto as policias Civil e Militar quanto as guardas municipais, estão preparadas para lidar com os possíveis protestos. A secretaria não divulgou em números o efetivo que será utilizado em locais com grande concentração de pessoas durante os jogos para não atrapalhar o esquema de segurança. 

As blitze e abordagens para apreensão de drogas e motoristas que dirigem embriagados estão mantidas. Além disso, 150 homens do exército vão estar de prontidão, caso ocorra algum transtorno nos locais de treinamento das delegações.

O secretário, que coordena o Comitê Executivo de Segurança Integrada que irá garantir a segurança das delegações da Austrália e Camarões que vão treinar no Estado, afirma que a segurança nos bairros não será prejudicada.

Caminhão blindado, “Robocop” e forças armadas 

Com a proximidade da Copa do Mundo no país e a expectativa de receber milhares de turistas, a segurança vai ser reforçada na Grande Vitória a partir desta quarta-feira (28), data da chegada da delegação da Austrália no Estado. Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia, um plano integrado de segurança, elaborado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp), integrou as polícias federal e militar, bombeiros, Infraero, Marinha e Exército.