Seis empresas suspeitas de aplicarem golpes em clientes foram interditadas durante a 4ª fase Operação “Consórcio Fake”, deflagrada pela Polícia Civil nesta quarta-feira (03). As empresas ficam em Vitória e na Serra.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A operação é realizada pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em parceria com o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Até o momento, 16 empresas já foram fechadas ao longo das fases da operação.
A ação começou no ano passado, em 24 de julho de 2023, quando duas empresas de consórcio foram interditadas em Vila Velha e Vitória.
Na ocasião, quatro pessoas foram presas em flagrante, acusadas de induzir o consumidor a erro, tentativa de estelionato e organização criminosa.
LEIA TAMBÉM: Pessoas que compraram produtos desviados de doações ao Sul do ES fazem devolução
Cerca de 20 dias depois, mais três empresas de consórcio foram interditadas e quatro pessoas foram detidas em flagrante. Também foram realizadas apreensões de bens e veículos.
Na terceira fase da operação, realizada em maio de 2024, mais três suspeitos foram detidos e mais uma empresa interditada.
A Polícia Civil irá divulgar mais informações sobre as ações desta semana em uma coletiva de imprensa marcada para a tarde desta quinta-feira (04).