Polícia

Sejus afirma que agentes não cometeram excessos ao conter rebelião em presídio de Vila Velha

No entanto, familiares de detentos afirmam que foram feridos durante a intervenção de agentes penitenciários e policiais para conter o movimento

Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória
Rebelião na Casa de Custódia de Vila Velha aconteceu no domingo, durante o horário de visitas

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) afirmou que, a princípio, não foi constatado excesso por parte do Estado na ação que combateu uma rebelião na Casa de Custódia de Vila Velha (CASCUVV). A ação dos detentos aconteceu no último domingo (26), durante visita familiar. Na ocasião, os internos mantiveram visitantes reféns por cerca de uma hora.

De acordo com a Sejus, 33 detentos ficaram feridos durante ação da Diretoria de Operações Táticas da secretaria. Dos feridos, três foram encaminhados para atendimento externo. Um deles foi internado no Hospital São Lucas após uma bomba explodir na mão dele.

Além disso, familiares afirmam que foram feridos durante a intervenção de agentes penitenciários e policiais para conter os presos na unidade. A reportagem da TV Vitória/Record TV registrou imagens de parentes de detentos mostrando ferimentos que teriam sido provocados pelos agentes.

No entanto, o subsecretário para assuntos do sistema penal da Sejus, Alessandro Ferreira de Souza, afirma que os profissionais da secretaria agiram corretamente. “Nós entendemos que toda nossa ação foi legítima. Nosso corpo operacional é muito bem treinado e nossos servidores agiram dentro da legitimidade que lhes foram conferida. Então, a partir do momento que essa operação começou até o seu final, todos os cuidados foram tomados para a preservação da vida. Ela começou com o intuito de preservar a vida e ela logrou êxito no seu final. Nós não tivemos nenhum óbito nela”, afirmou o subsecretário.

No momento da ocorrência, cerca de 150 visitantes estavam no presídio. “O cenário que nós nos defrontamos de início foram familiares sendo colocados como escudos humanos para que, assim, a Secretaria de Estado da Justiça, através do seu corpo operacional, não pudesse invadir a unidade”, frisou Alessandro.

Segundo familiares de detentos, tudo teria começado quando um agente penitenciário utilizou gás de pimenta para controlar um preso exaltado e que, após isso, os presos ficaram nervosos. “Nós temos várias informações que nos foram passadas, inclusive por familiares, e nós vamos checar cada uma delas. Mas a principal informação que temos é que nós tínhamos, antes da rebelião propriamente dita, uma cela que teria se amotinado, na parte superior da unidade”, disse o subsecretário.

Ainda de acordo com a Sejus, a rotina na Casa de Custódia de Vila Velha já segue dentro da normalidade após a rebelião de domingo. A unidade já passa por limpeza e obras de reparo em áreas depredadas pelos internos. A secretaria informou também que realizou a transferência de 73 detentos envolvidos na rebelião para unidades de regime fechado. “Nós estamos na fase de reconstrução da unidade prisional, que foi bastante danificada, e de apuração de tudo o que foi feito na unidade, tanto por parte dos presos, quanto do próprio Estado”, finalizou Alessandro.