A Serra é o município da Grande Vitória com o maior número de registros de roubos e furtos de veículos, neste ano. De acordo com dados da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), da Polícia Civil, entre janeiro e maio ocorreram mais de 650 roubos no município.
Ao todo, a DFRV registrou 2.005 ocorrências desse tipo, no mesmo período, nos municípios de Cariacica, Vila Velha, Vitória e Serra. A média é de 13 carros levados por dia pelos criminosos nessas quatro cidades.
De acordo com a polícia, a preferência dos assaltantes é por carros estacionados. A ação acontece quando o motorista está estacionando o veículo ou se preparando pra sair.
Um dos casos mais recentes de roubo de veículo, na Serra, aconteceu na manhã desta terça-feira (28), em Laranjeiras, quando um gerente de restaurante foi rendido por três suspeitos, que levaram o carro dele. Após o crime, houve perseguição e os acusados bateram o veículo no muro de uma casa, no bairro Feu Rosa, e acabaram presos.
Situação parecida aconteceu há cerca de duas semanas, em Jacaraípe, também na Serra. Um casal teve o carro roubado na porta de um supermercado. Durante a fuga, os criminosos também colidiram contra um muro e destruíram o carro.
“Já saíram abrindo a porta, entrando no motorista. O outro já saiu me puxando, porque não contava que eu estava dentro do carro. E aí eles foram e partiram com nosso carro”, contou a mulher, no dia do assalto.
Pelas ruas do município, as historias se repetem. O cunhado da comerciante Maria Lúcia Lima foi roubado também na manhã desta terça-feira. “Minha irmã me ligou e falou que, às 7 horas da manhã, ele estava chegando no trabalho e tomaram o carro dele”, contou.
Já o vendedor Gumercindo Jorge conta que viu o carro de uma amiga sendo levado, na porta da casa dele. “Estava esperando a amiga chegar e, quando ela fechou o carro para atravessar a rua, o rapaz tomou o carro dela”, lembrou.
A ação dos criminosos também é bastante comum nos demais municípios da Grande Vitória. Em Vila Velha, uma mulher teve o carro levado enquanto esperava o portão da garagem abrir. Dois homens chegaram de moto e a obrigaram a sair do carro.
Já em Jardim Camburi, em Vitória, uma idosa esperava pela neta quando foi assaltada. Durante a ação, o bandido levantou a camisa para mostrar a arma e tirou a vítima de dentro do carro à força.
Com tanto perigo pelas ruas, o jeito é redobrar a atenção. “Sempre observo. Porque tem algumas ruas que são mais visadas e outras não”, disse a funcionária pública Ivone Rosa Pereira Dantas.