Polícia

Sesp lança site com estatísticas criminais do Espírito Santo

O objetivo é melhorar a divulgação dos indicadores de segurança pública, disponibilizando uma plataforma de transparência ativa

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória

O site do Observatório da Segurança Pública foi lançado na terça-feira (02) pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) do governo do Espírito Santo. O portal reúne todas as estatísticas criminais do Estado e disponibiliza painéis interativos.

Segundo a Sesp, o objetivo é melhorar a divulgação dos indicadores de segurança pública do Espírito Santo, disponibilizando uma plataforma de transparência ativa e de fácil acesso para jornalistas, pesquisadores e público.

Leia também:

> Motorista de aplicativo é sequestrada e ameaçada com faca por suspeitos na Serra

> Comarcas digitais já atendem 4 cidades do ES e devem acelerar andamento de processos

> Sejus muda direção de presídios no ES após alerta do MPES E MPC

O observatório oferece infográficos com relatórios analíticos sobre os indicadores criminais, além de painéis interativos com dados de interesse público. Entre eles estão: homicídios, crimes patrimoniais, violência contra a mulher, letalidade policial, mortes no trânsito, afogamentos e pessoas desaparecidas.

O site foi desenvolvido pela equipe do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest). Ele está disponível para acesso no site da Sesp.

Durante a divulgação da novidade, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, descreveu que estão entregando para a população uma ferramenta de transparência, de combate à mentira.

O painel oferece à população todas as estatísticas criminais do Estado, está disponível para que qualquer cidadão faça sua consulta, sem a necessidade de solicitar informações, ou passar por qualquer processo burocrático, afirmou Damasceno.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, reforçou que esse é mais um passo importante no compromisso com a transparência e a gestão baseada em evidências.

“As ferramentas foram desenvolvidas para que a sociedade tenha acesso, de forma clara e objetiva, aos dados que orientam as decisões e políticas públicas de segurança capixabas”.