Polícia

Sete pessoas morreram vítimas da homofobia no Espírito Santo em 2014, diz estudo

Dados são do Relatório Anual de Assassinatos de Homossexuais no Brasil, feito com base em notícias veiculadas na imprensa. No Brasil, foram 326 vítimas, segundo o levantamento

Segundo o estudo, foram registrados sete assassinatos no Espírito Santo em 2014 por motivação homofóbica Foto: Divulgação

Sete pessoas morreram no Espírito Santo, no ano passado, vítimas de assassinatos cometidos em razão da homofobia. Os dados são do Relatório Anual de Assassinatos de Homossexuais no Brasil, divulgado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB).

De acordo com o grupo, o levantamento é feito com base em notícias veiculadas na imprensa. Segundo o relatório, em 2014 foram registrados cinco assassinatos a mais do que no ano anterior. Em 2012, também foram mortas sete pessoas por motivação homofóbica no Estado, segundo o GGB.

O município da Serra registrou dois homicídios desse tipo no ano passado, segundo o relatório: um em janeiro e outro em abril. Os demais crimes foram registrados em Vitória, Colatina, Linhares, Itapemirim e Marataízes. Ainda de acordo com o levantamento, foram mortos três gays, três transsexuais e um amante de travesti, denominado no estudo como “T-Lover”.

De acordo com o antropólogo Luiz Mott, fundador do GGB e coordenador da pesquisa, em 2015 já foram registrados dois assassinatos no Estado relacionados à homofobia.

Brasil

O Relatório Anual de Assassinatos de Homossexuais no Brasil apontou ainda que 326 pessoas morreram no país em razão da homofobia, em 2014. O número significa um assassinato a casa 27 horas. 

Ainda segundo o documento, o número de casos cresceu em 4,1% em comparação a 2013. Dos 326 mortos registrados no levantamento de 2014, 163 eram gays, 134 travestis, 14 lésbicas.