A Polícia Civil está investigando cinco sites de leilão falsos comandados por golpistas. De acordo com a polícia, a quadrilha atua em São Paulo, mas já fez vítimas no Espírito Santo.
O delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos, Brenno Andrade, informou que a investigação dos cinco sites de leilão apontam que eles são utilizados por criminosos para roubar dados e dinheiro.
“Estes criminosos estão se especializando. Eles usam a identidade visual e as marcas do governo do Estado do Espírito Santo, e fazem uma estrutura muito bem feita”, explica.
Dos sites de leilão que, segundo a polícia, são mais usados pelos suspeitos, está o do Detran e do Tribunal de Justiça. O delegado alerta que existem diferentes formas de identificar se o site de leilão é verdadeiro. “Os consumidores devem ficar atentos aos detalhes da URL, o link do site. Todos precisam tem o “www” e os sites oficiais do governo tem o (.gov)”, orienta.
Cinco vítimas destes crimes procuraram a delegacia especializada. De acordo com o delegado, os prejuízos apresentados pelas vítimas foram altos. Por causa do isolamento social, em que muitas pessoas estão em casa, a equipe da delegacia acredita que esteja havendo um aumento no número de golpistas agindo na internet.
“A população deve ficar atenta, e sempre que desconfiar de algo ou perceber que existe um site clonado, pode denunciar nos canais digitais da Polícia Civil”, explica o delegado titular.
*Com informações da repórter da TV Vitória/Record TV, Milena Martins.