Um homem apontado pela polícia como líder de uma quadrilha de traficantes que agia em Santa Maria de Jetibá, na região serrana do Estado, foi preso nesta quinta-feira (24), no bairro Vale dos Reis, em Cariacica. Ciro Batista de Oliveira, mais conhecido como “Siri”, de 39 anos, é tetraplégico e, segundo a Polícia Civil, utilizava aplicativos de conversa e um monitor com câmeras de segurança para controlar o tráfico.
Contra ele havia um mandado de prisão em aberto, que foi cumprido por policiais da Delegacia de Polícia (DP) de Santa Maria de Jetibá, com o apoio das DPs de Santa Teresa e de Santa Leopoldina. De acordo com o titular da DP de Santa Maria de Jetibá, delegado Fabrício Lucindo, nos últimos dez meses mais de 30 suspeitos, integrantes do grupo liderado por Ciro, foram presos pelo crime de tráfico de entorpecentes.
“Segundo as investigações, o detido fornece as drogas, encaminha suspeitos da Grande Vitória para trazê-las para o município e aluga imóveis para abrigar traficantes. Além disso, paga advogados para aqueles que são presos pela Polícia, ou seja, com certeza é o mentor intelectual de pequenos traficantes que agiam no município”, afirmou.
Fabrício Lucindo relatou que o local onde o investigado se escondia era cercado por muros altos e vigiado por câmeras de videomonitoramento. “Mesmo com a limitação e o fato de estar preso constantemente em cima de uma cama, ele controlava todo o tráfico. O suspeito ficou tetraplégico depois de tentarem assassiná-lo, em 2014. A motivação está relacionada ao tráfico de entorpecentes. Ele foi atingido por diversos disparos de arma de fogo e conseguiu sobreviver”, explicou.
O responsável pelas investigações acrescentou que Ciro utiliza as redes sociais de conversa para controlar o grupo e a contabilidade do tráfico. “Além da apreensão de muito material entorpecente e prisões, conseguimos bloquear várias contas bancárias usadas pelo grupo. Devido ao estado de saúde do preso, foi necessária a ajuda de uma ambulância para conduzi-lo para a unidade prisional”, disse o delegado.
Segundo a polícia, Ciro Batista de Oliveira tem passagens pela Justiça por tráfico de entorpecentes. Ele foi indiciado pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e conduzido para o Centro de Triagem de Viana (CTV).