Polícia

Suspeito de latrocínio de idoso estava escondido em Kombi em Guarapari

Homem de 43 anos foi detido após matar catador de recicláveis estrangulado com cinto em assalto na Serra. Vítima já havia oferecido ajuda ao suspeito

Foto: Divulgação/Sesp

Um homem de 43 anos foi preso, em Guarapari, suspeito de matar o catador de materiais recicláveis Waltemir José Salzman, de 62 anos, durante um assalto em sua residência, no bairro Morada de Laranjeiras, Serra. 

O crime aconteceu no dia 11 de julho, quando Waltemir foi estrangulado com o próprio cinto enquanto estava deitado em sua cama. O suspeito foi encontrado escondido em uma Kombi na Praia do Morro, em Guarapari.

LEIA TAMBÉM: 

Morre bebê internada com sinais de agressão e mordidas em Vitória

Funcionária de cafeteria é presa por usar máquina de cartão própria para receber de clientes

Deolane e Solange Bezerra têm pedido de soltura recusado por juíza

Segundo a Polícia Civil, o criminoso, que já possuía 14 passagens pela polícia por crimes como furto, roubo e receptação, havia sido ajudado pela vítima em ocasiões anteriores, recebendo comida e abrigo. 

No dia do crime, após consumirem bebida alcoólica juntos, o suspeito teria sido incentivado a roubar a ex-esposa do idoso, que vivia na casa ao lado, após saber que ela guardava R$ 5 mil e possuía uma televisão.

O autor do crime permaneceu na casa de Waltemir por cerca de 45 minutos, conforme mostram imagens de videomonitoramento. 

Veja as imagens: 

Após estrangular o idoso, ele fugiu levando uma mala e uma televisão, que pertenciam à ex-esposa da vítima. A brutalidade do crime chocou a polícia, especialmente por ter sido cometido por alguém conhecido da vítima.

O trabalho de investigação, conduzido pela Delegacia Especializada de Segurança Patrimonial (DSP), contou com a ajuda de uma denúncia anônima e imagens das câmeras de segurança. 

Segundo o titular da Delegacia Especializada de Segurança Patrimonial (DSP), delegado Gianno Trindade, o homem foi preso no dia 17 de setembro, dormindo em uma Kombi velha, onde estava escondido e fazia a vigilância de quiosques na Praia do Morro.

“É um crime absurdo, onde além de levar bens, o criminoso ceifou a vida de uma pessoa inocente. Recebemos uma denúncia que nos levou ao paradeiro do suspeito, que não tinha residência fixa e vivia escondido em condições precárias”, disse o delegado.

O suspeito foi autuado por latrocínio consumado e furto qualificado, já que roubou itens também da casa ao lado, pertencentes à ex-esposa de Waltemir. 

Entre os objetos roubados, o homem havia roubado duas caixas de sabonete e um creme, após quebrar a televisão durante a fuga.

O caso segue sendo investigado, e a polícia ainda analisa mais detalhes da ação criminosa e outros possíveis envolvidos.