Um homem de 43 anos foi preso, em Guarapari, suspeito de matar o catador de materiais recicláveis Waltemir José Salzman, de 62 anos, durante um assalto em sua residência, no bairro Morada de Laranjeiras, Serra.
O crime aconteceu no dia 11 de julho, quando Waltemir foi estrangulado com o próprio cinto enquanto estava deitado em sua cama. O suspeito foi encontrado escondido em uma Kombi na Praia do Morro, em Guarapari.
LEIA TAMBÉM:
Morre bebê internada com sinais de agressão e mordidas em Vitória
Funcionária de cafeteria é presa por usar máquina de cartão própria para receber de clientes
Deolane e Solange Bezerra têm pedido de soltura recusado por juíza
Segundo a Polícia Civil, o criminoso, que já possuía 14 passagens pela polícia por crimes como furto, roubo e receptação, havia sido ajudado pela vítima em ocasiões anteriores, recebendo comida e abrigo.
No dia do crime, após consumirem bebida alcoólica juntos, o suspeito teria sido incentivado a roubar a ex-esposa do idoso, que vivia na casa ao lado, após saber que ela guardava R$ 5 mil e possuía uma televisão.
O autor do crime permaneceu na casa de Waltemir por cerca de 45 minutos, conforme mostram imagens de videomonitoramento.
Veja as imagens:
Após estrangular o idoso, ele fugiu levando uma mala e uma televisão, que pertenciam à ex-esposa da vítima. A brutalidade do crime chocou a polícia, especialmente por ter sido cometido por alguém conhecido da vítima.
O trabalho de investigação, conduzido pela Delegacia Especializada de Segurança Patrimonial (DSP), contou com a ajuda de uma denúncia anônima e imagens das câmeras de segurança.
Segundo o titular da Delegacia Especializada de Segurança Patrimonial (DSP), delegado Gianno Trindade, o homem foi preso no dia 17 de setembro, dormindo em uma Kombi velha, onde estava escondido e fazia a vigilância de quiosques na Praia do Morro.
“É um crime absurdo, onde além de levar bens, o criminoso ceifou a vida de uma pessoa inocente. Recebemos uma denúncia que nos levou ao paradeiro do suspeito, que não tinha residência fixa e vivia escondido em condições precárias”, disse o delegado.
O suspeito foi autuado por latrocínio consumado e furto qualificado, já que roubou itens também da casa ao lado, pertencentes à ex-esposa de Waltemir.
Entre os objetos roubados, o homem havia roubado duas caixas de sabonete e um creme, após quebrar a televisão durante a fuga.
O caso segue sendo investigado, e a polícia ainda analisa mais detalhes da ação criminosa e outros possíveis envolvidos.