Um rapaz de 22 anos, suspeito de roubar dois idosos e de furtar fios de cobre em uma casa, foi preso. Os crimes aconteceram em Vila Velha. De acordo com uma das vítimas, o homem era um conhecido que sempre pedia ajuda.
Segundo a polícia, em junho deste ano, Udirlan Pinto da Costa teria invadido a casa de mãe e filho, dois idosos de 61 e 91 anos, no bairro Olaria.
O suspeito pegou uma faca na gaveta de talheres para ameaçar os idosos. O homem de 61 anos contou a polícia que o suspeito chegou a trancá-lo em um cômodo. Ele só conseguiu sair depois de serrar parte da fechadura. O suspeito fugiu com o celular, a faca e outros objetos das vítimas.
Após a invasão, os idosos reforçaram a segurança da residência. Eles colocaram grades na porta e cerca elétrica no portão da frente. Mesmo assim, poucos dias depois, Udirlan voltou na residência, mas, de acordo com o delegado Érico Mangaraviti, dessa vez, ele não conseguiu roubar os idosos novamente.
“Nessa segunda tentativa, a vítima já tinha reforçado a segurança e colocado alarme sonoro, que foi disparo no momento da invasão. O que nos ajudou nas investigações foi que, nessa segunda vez, a vítima o reconheceu”, disse o delegado.
Udirlan era um conhecido de uma das vítimas. O idoso de 61 anos contou para a polícia que o rapaz sempre aparecia para pedir ajuda. Ao reconhecê-lo, a vítima procurou a delegacia.
O delegado pediu à Justiça que decretasse a prisão preventiva de Udirlan pelo roubo e pela tentativa de roubo contra os dois idosos. Na ocasião, a polícia não conseguiu localizar o rapaz.
O sumiço, no entanto, não durou muito tempo. Em setembro, o jovem foi pego em flagrante por agentes da Guarda Municipal de Vila Velha furtando fios de cobre de uma casa do bairro Soteco. Ele foi preso e, na audiência de custódia, teve a prisão em flagrante convertida para preventiva.
O suspeito está preso no Centro de Detenção Provisória II. Se condenado, as penas somadas podem passar de 16 anos.
O delegado ressaltou que as vítimas de qualquer tipo de crime, precisam procurar a polícia e denunciar.
“Deve denunciar, mesmo se for uma tentativa de furto. Isso tem uma importância fundamental para o nosso trabalho. Primeiro porque a gente consegue identificar onde está acontecendo o maior número de crimes e segundo porque quando a gente prende um suspeito, ele pode estar envolvido em outros crimes”, destacou.
*Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV.