Polícia

Suspeito de trabalhar para duas facções é preso em Santa Maria de Jetibá

Gilson Plaster, de 32 anos, foi preso na última quarta-feira (13), com mais de 1.200 pinos de cocaína e um revólver de calibre 9mm

Foto: divulgação / sesp

Gilson Plaster, 32 anos, investigado por atuar no tráfico de drogas para facções criminosas do Espírito Santo e ameaçar moradores de Santa Maria de Jetibá, foi preso na última quarta-feira (13), em Alto Sebastião, zona rural do município .

O criminoso foi detido com mais de 1.200 pinos de cocaína e um revólver de calibre 9mm. Durante a operação, a polícia apreendeu motos adulteradas, mais de R$ 7 mil em dinheiro. 

Quatorze pessoas foram conduzidas até a Delegacia Regional de Santa Maria de Jetibá, sendo que sete pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas, porte e posse de arma de fogo.

Leia também:

Bebê vítima de tortura teve perna quebrada com 1 mês de vida; mãe é suspeita

Caminhoneiro é preso por tentativa de estupro após perseguir mulher na rua

Operação prende membros de facção ligada ao tráfico no ES

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, José Darcy Arruda, Gilson era responsável por levar drogas e dinheiro para grupos criminosos.

“Gilson Plaster não fazia parte nem do Primeiro Comando de Vitória (PCV), e nem do Terceiro Comando Puro (TCP), mas ele fazia a ligação. Ele fazia a droga subir, e o dinheiro descer, ele era essa pessoa”, explicou.

Segundo o capitão Thales, da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, o suspeito entrava nas casas da vizinhança onde ele morava, em Santa Maria de Jetibá, livremente. 

Os moradores eram ameaçados e proibidos de denunciar qualquer movimentação do criminoso.

“Ele tem uma propriedade bem extensa, que é da família dele. Na região, ele praticava o domínio das residências ao redor dessa propriedade, ele tinha acesso livre às residências, sem ninguém questioná-lo. Os moradores eram ameaçados ostensivamente e proibidos de denunciar ou de impedir qualquer movimentação dele”, pontuou.

Na noite anterior à prisão, o criminoso entrou em uma residência onde mora uma família, e pernoitou. No dia seguinte, com a chegada da polícia, os moradores indicaram aos agentes que o traficante estava no local.

De acordo com a titular da Delegacia de Polícia de Santa Maria de Jetibá, delegada Fernanda Prado, Gilson dormiu com uma adolescente na casa que invadiu.

“Ele estava dormindo com uma adolescente. A menina disse que eles tinham uma relação amorosa. Muito provavelmente, ele acompanhou toda a movimentação da polícia antes de ser preso”, disse.

Veja o vídeo do material apreendido:

Suspeito estava foragido e já comandou o tráfico de dentro da prisão

A delegada titular de Santa Maria de Jetibá explica que Gilson atuava como traficante no município desde 2015, e que fugiu da prisão em 2023.

“Ele atuava como traficante de Santa Maria de Jetibá desde 2015, foi preso, e fugiu em 2023. Então, ele tinha um mandado de prisão em aberto pelos crimes de tráfico de drogas, receptação, posse ilegal de arma de fogo, e corrupção ativa”, disse.

Veja imagens do material apreendido:

Mesmo preso, o criminoso emitia ordens para o tráfico de drogas, por intermédio de outras pessoas. As investigações policiais mostraram que a ex-esposa assumiu o lugar do suspeito quando ele estava preso.

“A investigação mostrou que a ex-esposa dele assumiu o lugar no tráfico quando ele estava preso, e depois também foi presa. Posteriormente, ela conseguiu fugir, com a ajuda de irmãos, e continuou atuando no tráfico no município”, explicou.

A polícia chegou até a casa onde Gilson estava através de denúncias da população de Santa Maria de Jetibá. Participaram da ação 22 policiais militares da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, e nove policiais do batalhão de ações com cães.