Polícia

Suspeito preso por furtar carros no ES usava dispositivo para bloquear alarme

De acordo com o delegado Fabiano Rosa, Adelan dos Santos já estava no radar da Polícia Civil desde fevereiro deste ano, quando levou os objetos de um veículo

Foto: reprodução/sesp

Adelan Oliveira dos Santos, de 43 anos, suspeito de cometer furtos em série a carros na Região Metropolitana, foi preso em Vitória após ser identificado por câmeras de videomonitoramento. 

Segundo a polícia, o suspeito abria os veículos e furtava objetos que estavam dentro dos carros, como caixas de som, celulares, notebooks e outros itens de valor. Para abrir os automóveis, ele utilizava um dispositivo que bloqueia os alarmes dos automóveis. 

De acordo com o delegado Fabiano Rosa, Adelan já estava no radar da Polícia Civil desde fevereiro deste ano, quando furtou objetos de um carro no estacionamento de um supermercado. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“O primeiro crime ocorreu em fevereiro deste ano, dentro de um estacionamento de um supermercado. Ele usou o mesmo modus operandi: a vítima acionou o alarme, ele fez bloqueio do alarme através deste dispositivo, esperou a vítima sair de perto do veículo e subtraiu os objetos. Os policiais fizeram algumas diligências, identificaram o proprietário do veículo e conseguiram chegar até a qualificação do criminoso”, disse. 

O suspeito foi flagrado, inclusive, por câmeras de videomonitoramento após cometer um furto em Jardim Camburi, em Vitória. Nas imagens, ele espera a dona do veículo se afastar, junto de uma criança, para poder entrar no carro. Ele furta uma caixa de som e uma sacola. 

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito chega a retornar ao veículo para devolver a sacola, uma vez que só havia papel higiênico no saco. 

De acordo com Rosa, o suspeito agia sem levantar suspeitas de testemunhas. Por não precisar arrombar os carros, o homem fazia parecer que estava simplesmente entrando e saindo de seu próprio automóvel. 

O delegado informa que o crime chegava a surpreender as próprias vítimas, que notavam terem sido furtadas, mas não sabiam sequer como o crime teria ocorrido, uma vez que não havia nenhum arrombamento. 

“Dava para perceber que havia sido vítima de um furto, mas ficava surpresa porque não havia arrombamento. Só tomaram ciência de como o crime foi cometido, quando descobrimos o dispositivo que ele utilizava, foi uma surpresa até para nós a evolução deste crime”, afirma.  

Após a prisão do suspeito, os policiais constataram que ele era autor de um outro furto, também em um estacionamento de um supermercado na Mata da Praia, na Capital. Neste crime, o homem levou um notebook, um celular e um tablet. 

Os itens furtados na Mata da Praia foram recuperados e devolvidos aos donos, assim como a caixa de som levada em Jardim Camburi. Segundo o delegado, o suspeito tinha predileção por vítimas mulheres. 

Além dos crimes em Vitória, ele contava com mandado de prisão em aberto por furtos em Linhares, na região Norte do Espírito Santo. O homem já havia sido preso outras sete vezes e tem uma ficha criminal que se estende desde o ano de 1998. 

“Este sujeito comete crimes desde o ano de 1998, tem o crime como meio de vida”, afirmou o delegado. 

O suspeito foi autuado três vezes por furto qualificado. 

Leia Também: Miliciano do RJ é acusado de matar vereador por causa de dívida no ES

*Com informações do repórter Vitor Zucolotti, da TV Vitória/Record