Uma escola localizada no bairro Nova Esperança, em Cariacica, teve o pátio invadido por suspeitos que fizeram parte de um tiroteio, ocorrido nas proximidades do local. Algumas crianças passaram mal e chegaram até a desmaiar. O crime aconteceu no final da tarde de quinta-feira (31). A mãe de uma criança contou que essa não foi a primeira vez.
Nesta sexta-feira (1º), as aulas do colégio foram encerradas as 9h30. Uma viatura da Patrulha da Comunidade, da Polícia Militar, deu apoio na região. Grande parte dos 320 alunos no período da manhã não foram para a escola. Resultado do tiroteio registrado no dia anterior, que deixou muitos pais e estudantes assustados.
Em conversas por aplicativo no celular, mães compartilharam os mesmos sentimentos. Os filhos, com medo, não querem voltar para o colégio. Em um áudio enviado pelo telefone, uma delas contou como o filho chegou em casa depois do tiroteio. “As professoras colocaram as crianças para dentro da escola. Foi um tumulto e nem a mochila eles trouxeram. Meu filho chegou assustado e sem mochila”, contou
No mesmo áudio, ela também relatou que essa não foi a primeira vez que algo do tipo aconteceu. “Teve uma invasão com mais de sete pessoas armadas. Meu filho chegou em casa muito assustado e falando que invadiram a escola, que teve tiro. Não queria ir para a escola no outro dia”, relatou.
De acordo com testemunhas, por volta das 16 horas, aconteceu uma troca de tiros em uma rua nos fundos da escola. Alguns dos suspeitos teriam pulado o muro da unidade de ensino para se esconder dos tiros e ficaram escondidos no pátio. Eles estavam armados e as crianças ficaram desesperadas.
Segundo a polícia, até o final da manhã desta sexta nenhum suspeito de participar do tiroteio havia sido preso. A troca de tiros tem relação com o tráfico de drogas. Na escola, funcionários contaram que essa situação vem ocorrendo com frequência e que o pátio da escola já virou rota de fuga para criminosos. No espaço do colégio já encontraram munição e até drogas.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Cariacica, os professores da Emef Padre Lute, em Nova Esperança, decidiram suspender as aulas na tarde e noite desta sexta-feira, em protesto aos problemas constantes de violência no bairro. A escola atende a cerca de 700 alunos nos três turnos.